PÃO SOVADO CASEIRO


Olá meus amores.Tenho demorado a aparecer por aqui.
As coisas andam meio complicadas.Nas férias minha filha passou por duas pequenas cirurgias que se complicaram um pouco.Logo que esse problema se resolveu comecei uma reforma em casa o que me resultou em uma faringite aguda por causa da poeira.
Ainda estou me restabelecendo, desta vez veio bem forte o que tem me deixado quase de cama.Tem dias que mal consigo ficar sentada em frente ao computador.
Mas quem tem Deus nunca fica desamparado passaremos por mais essa.
Vou trazendo as receitas novas conforme for possível, mas saibam que estão no meu coração e eu agradeço imensamente o carinho de todos que passam por aqui mesmo com a minha ausência.Meu sincero obrigada.
Agora vamos falar da receita.
Esta receita foi a que mais se aproximou do pão sovado que costumamos comer.
Fiz alguns testes com receitas que peguei na internet mas o resultado não saiu como eu desejava, por isso trago aqui a minha versão de pão sovado caseiro.Espero que gostem.

Ingredientes:
30 gramas de fermento fresco para pão ou 2 colheres (sopa) de fermento seco instantâneo
200 ml de leite morno ou em temperatura ambiente (nunca gelado)
3 colheres (sopa) de margarina 
1 colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) de açúcar
500 gramas de farinha de trigo

1 gema misturada com 1 colher de leite para pincelar 

Modo de preparo:
Como o próprio nome já diz é um pão sovado, que necessita sovar, por isso eu fiz na maquina de fazer pão, mas você pode fazer à mão só precisará sovar em duas etapas para garantir que sua massa fique macia como o desejado.
Coloque na cuba da maquina o leite e em seguida o fermento, misture para dissolve-lo.
Em seguida acrescente o açúcar, a margarina, o sal e a farinha.Misture rapidamente com uma colher e coloque na maquina na posição massa ou amassar e deixe ela fazer todo o trabalho, amassar e crescer a massa.Demora um pouco mais de uma hora.
Depois que a maquina terminar o trabalho retire da maquina, abra a massa sobre superfície polvilhada levemente com farinha formando um retângulo.Role uma das laterais até o centro formando um rolo até metade do retângulo.Em seguida faça o mesmo com a outra ponta encontrando os dois rolos no centro do retângulo.Coloque em assadeira untada e levemente polvilhada com farinha e deixe descansar por uma hora, sempre com o pão protegido do vento e do frio.Deixe crescer bem.Se o clima estiver frio deixe crescer por mais tempo.
Pincele com a gema misturada com o leite e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 35/40 minutos ou até que fique dourado e assado.Se ficar em dúvida se está assado faça um pequeno corte no centro e se estiver cozido retire do forno e espere esfriar um pouco, se ainda estiver precisando assar um pouco mais retorne ao forno sem problema algum.
Eu costumo assar na prateleira de cima do forno assim não queima por baixo antes que fique assado completamente. 

Para preparar a massa à mão coloque o fermento na tigela e dissolva com o leite.Junte o açúcar, a margarina e o sal misturando bem.Junte metade da farinha e com o auxílio de uma colher de pau ou fuet bata bem a massa até que ela fique mais clara e lisinha.
Coloque a farinha restante na mesa e acrescente a massa.Vá agregando a farinha restante e sovando o pão até que sua massa fique bem macia.Evite acrescentar mais farinha, se necessário polvilhe pequenas quantidades apenas para ajudar a desgrudar a massa da mesa.
Forme uma bola e deixe descansar por uma hora.Sove mais uma vez e forme o pão do mesmo modo que a massa feita na máquina.Deixe crescer por mais uma hora e depois leve ao forno para assar.
Este pão é ideal para cortar com as mãos apenas separando as partes, sem a necessidade de facas.
Se quiser que seu pão fique dividido como os das padarias antes de levar para assar faça cortes com uma faca afiada para dar o efeito.
Que seu dia seja repleto de bênçãos e paz.

5 comentários:

  1. Oi Léia, melhoras pra vc querida! Seu pão ficou lindo, tbm já tentei fazer pão sovado, mas nenhum fica na textura que procuro, vou anotar sua versão!
    Bjs...se cuida!

    ResponderExcluir
  2. Adoro pão sovado, muito boa a receita .

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto