BÃO DE DOIS COM CAMIL

 A intenção era fazer um "Baião de dois", mas como eu nunca fiz e temos profissionais que fazem questão de que a receita seja feita à risca, resolvi fazer minha versão dando o nome de Bão de dois, porque ficou muito bom.Darei as minhas quantidades e você modifica de acordo com seu gosto.

Ingredientes:
500gs de feijão tipo rajado (usei da marca Camil) deixado de molho por algumas horas
2 xícaras (chá) de arroz (usei o tipo Cateto integral da Camil) mas você pode usar o que mais te agradar como o tipo agulhinha
300gs de carne seca cortada em pedaços pequenos
100gs de bacon defumado em pedaços pequenos
azeite
alho amassado
cebola picadinha
salsa, coentro ou cebolinha picados
1 folha de louro

Modo de preparo:
Lave o feijão e deixe de molho por algumas horas.
Corte a carne seca, lave-a e coloque em uma panela com água e ferva por alguns minutos.Escorra a água e encha novamente com água limpa e torne a ferver.Repita de duas a três vezes até retirar totalmente o sal.Escorra e reserve.
Aqueça uma panela de pressão e doure o bacon, se necessário adicione um fiozinho de azeite para ajudar a dourar o bacon.Junte a carne seca e refogue mais um pouco.Junte o alho picadinho e a cebola e refogue bem.Adicione então o feijão com a água, o arroz lavado e o louro.Adicione água até cobrir dois dedos acima dos ingredientes.Tampe a panela e leve ao fogo deixando pegar pressão.Depois que iniciar a pressão abaixe o fogo e fique atenta se ainda tem água na panela.Dê leves balançadas na panela para perceber se ainda tem água.Não consegui medir a quantidade de água porque juntei a água do feijão sem medi-la.Após secar o liquido, retire a pressão da panela ou aguarde que ela saia e abra para ver se necessita de mais água e se já esta no ponto desejado de cozimento.Se estiver duro ainda, adicione mais água de preferência quente, e volte ao fogo.Se estiver cozido e ainda houver liquido deixe ferver com a panela destampada até secar no seu ponto preferido, em fogo baixo mexendo delicadamente.Verifique o sal e adicione o cheiro verde picado.Regue com um fio de azeite e sirva em seguida.
Servi acompanhado de ovo frito e couve refogada.

ULTIMOS DIAS PARA PARTICIPAR DO SORTEIO DO MÊS DAS CRIANÇAS.INSCREVA-SE E BOA SORTE.
CLIQUE AQUI E PARTICIPE.

8 comentários:

  1. hummm amei e esta pimentinha em cima deu o charme todo gameiiii bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,
    Que DELÍCIA, heim??? Até salivei... Adoro suas receitas!!! Tudo feito com CAPRICHO e CARINHO!!! Parabéns!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  3. Léia, eu fiquei com água na boca! Me recordo de comer baião de dois desde criança, minha mãe fazia p nós e para mim a receita dela é a original, pois foi ali que conheci, então minha querida, não se preocupe com isso, seu prato ficou maravilhoso!
    Bj e uma ótima sexta-feira!

    ResponderExcluir
  4. Hum baião de dois tem seu lugar a mesa, tudo de bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Um prato cheio de coisas boas,gostei muito
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Hummmm, adoro baiao de dois, comidinha típica do meu querido nordeste!!!!! A sua versao de baiao de dois nao deixou nada a desejar ao tradicional, estao aí as imagens super apetitosas do seu prato que nao metem!! Culinária é isso mesmo, estamos sempre criando algo novo, reiventando novas formas para pratos tradicionais, isso que é o bacana dentro da cozinha!!! Arrasouuuuu Leía!! Beijocas e um excelente FDS

    ResponderExcluir
  7. Bom dia querida!
    Hummmmmm....comidinha boa...hummmmmm!
    Amo esse prato, o seu ficou super convidativo, deu água na boca,
    bom demais!

    Hoje postei uma receita sua no meu blog.
    Bjs bom fds ♥

    ResponderExcluir
  8. Querida,

    Olhando para a sua foto, devo dizer-lhe que não há nada que eu não goste, ou seja, de tudo eu gosto aí nesse prato ! :)
    Acho engraçado esse nome "baião de dois", além do que é decerto uma refeição deliciosa. Você fez a sua versão e penso que qualquer profissional aprovaria ! :)

    Beijinhos *

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto