Amadinhas pensa numa massa macia e saborosa.Rsrs.
Ingredientes:
Comece preparando primeiro o recheio com certa antecedência.
500gs de patinho moído (mas se você for como eu que gosta de bastante recheio use um pouco mais)
1 cebola bem picada
2 tomates grandes sem pele e sem sementes picadinho
suco de 1 limão grande ( o limão é importante, ele ajuda a cozinhar a carne e faz ficar molhadinho)
pimenta síria (eu não tinha usei pimenta calabreza ou do reino)
sal e cheiro verde à gosto
Preparo:
Misture todos os ingredientes, amasse com as mãos para que fique bem misturada e homogenea, e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora.Depois desse tempo esprema o recheio em uma peneira e deixe escorrendo até a hora de utilizar.
Ingredientes da Massa:
30gs de fermento biológico para pão
1 colher (sopa) de açúcar
375ml de água fria em temperatura ambiente
250ml de óleo de boa qualidade (usei de milho) se não tiver use o de soja mesmo
1 colher (sopa) rasa de sal
cerca de 700gs de farinha de trigo
Preparo:
Dissolva o fermento com o açúcar.Adicione a água, o óleo e o sal e misture bem.Junte metade da farinha e mexa vigorosamente com colher até que a massa clareie um pouco.Ela deve ficar lisa.
Adicione mais farinha e vá amassando até que se solte das mãos sovando bem sobre a mesa.Eu utilizo uma tábua de vidro, quando fazia em grande escala eu tinha uma pedra de marmore só para preparar salgados.Depois de bem sovada.Não vá juntando farinha dimais ela é bem maleável.Sove bem para depois adicionar farinha, senão a massa ficará pesada.Vá dividindo a massa em bolinhas e colocando uma ao lado da outra em superficie enfarinhada.Depois que fizer todas as bolinhas, volte para a primeira bolinha que você fez e comece a modelar as esfihas.
Abra um disco com a mão mesmo, ela é bem molinha, não precisa de rolo, coloque uma porção de recheio no centro.
Puxe as laterais encontrando duas parte e depois fechando com a terceira.
Formando um triangulo.
Coloque na assadeira com essa emenda para baixo.
Pincele as esfihas com ovo batido, com cuidado para não sujar a assadeira de ovo, senão ele queima e ficará com cheiro queimado em todas as esfihas.
Acomode em assadeira sem untar e leve ao forno que ja deverá estar preaquecido.Asse na grade de cima do forno para que ela não crie uma casquinha muito grossa por baixo.
Depois de assada ela ficará assim por dentro.
Você pode variar os recheios:
calabreza com requeijão
carne seca com requeijão
três queijos
escarola com mussarela e com bacon fritinho junto se quiser
frango com milho e requeijão
Use a sua imaginação, depois me conta como ficou.
Beijinhos e boa semana.
Olá Léia, sabes que nunca fiz e nunca comi?
ResponderExcluirImagino-as uma delicia, tenho que as experimentar;)
Estão tão perfeitas, mesmo lindas!
Beijinhos.
Oi Duxa, vale à pena experimentar, você não irá se arrepender.
ResponderExcluirDepois me conta o que achou.Meus fregueses adoravam.Eu não dava conta de fazer para atender todos, hoje estamos matando a vontade, desde que parei de fazer encomendas para festa nunca mais fiz.Beijos e boa semana pra você querida.
Irei experimentar com certeza, vou deixar passar este calor que se faz sentir por aqui, e assim que o tempo tiver mais fresquinho convida a ligar o forno.
ExcluirBeijinhos amiga:)
Léia, que delícia!! Parece que senti daqui o cheirinho dessas esfihas!!! Amei as fotos do passo a passo! Ficou bem explicadinho!
ResponderExcluirBeijos
Talita
Oi Talita, que alegria você por aqui.Seja muito bem vinda querida.Beijos e tudo de melhor pra você.
ResponderExcluirOiiii Vanderleia.
ResponderExcluirNossa vc é uma super cozinheira,só receitinhas maravilhosas,parabéns!!!
Essa esfiha sem comentários..
Já estou te seguindo ...
Super beijo
;)
Oi Michele obrigada pelo elogio.Seja bem vinda a essa turma.Fico muito feliz com sua visita.Volte sempre que quiser.Beijos e boa semana.
ExcluirLéia, vim agradecer sua visita na minha cozinha e conhecer a sua!Essa receita do chef Àlvaro é mesmo excelente, tbm já fiz várias vezes e fica sempre deliciosa!Os salgados aí de baixo tbm estão de arrasar, com recheio de carne seca...hummm!
ResponderExcluirSeja sempre bem-vinda no abóbora menina e tenha uma ótima semana!
Oi Cristina ja te sigo a algum tempo.Adorei sua visita, seja sempre bem vinda.Beijos e boa semana.
ExcluirOlá Léia,
ResponderExcluirObrigada pela visita ao meu cantinho.
Gostei de conhecer o teu blog e vou levar o link para voltar.
Beijinhos e boa semana,
Lia.
Oi Lia, qdo era mais jovem tive ese apelido de Lia.Fico muito feliz que tenha vindo me conhecer.Seja muito bem vinda, volte sempre que quiser.Uma semana abençoada pra você.
ExcluirLéia querida, acredito mesmo que não dava conta, a carinha dessas esfihas está ótima. Legal o seu passo a paso, ajuda muito as pessoas não errarem, né?
ResponderExcluirParabéns por esse blog tão gostoso e acolhedor. Ando sem tempo para retribuir o carinho das pessoas que estão sempre próximas, mas espero que vc entenda não ter passado aqui antes, tá?
Beijão e tudo de bom!
Oi Sandra que prazer recebe-la, sou sua fã.Adoro suas receitas.Seja bem vinda e sinta-se em casa.Uma semana de muito sucesso pra você.Beijos.
ExcluirOi Leia! mas passo sempre no seu blog! Claro!Eu tenho um monte deles,rá rá!
ResponderExcluirOi Angela, adorei sua visita.Volte sempre que quiser.Beijos e tudo de bom pra você.Sucesso com os livros.
ExcluirEita que essa delícia era tudo o que eu queria aqui agora.. acabei de tomar um copo de café com leite.. já pensou essa esfirra quentinha aqui agora?
ResponderExcluirNão queria mais nada..
Amei Léia...
Beijinhos
Sheila
Oi querida, se a gente morasse perto uma da outra te mandava algumas.Mas fica a receita.Quando fizer me conta como ficou.Uma semana abençoada pra você.
Excluirbem deve ser mesmo uma delicia e é realmente prático! obrigada pelo carinhoso comentário:) foram uns dias bem bons mesmo para arejar a cabeça:)
ResponderExcluirOi querida fico feliz que tenha se sentido melhor.Fazer uma pausa às vezes é tudo o que precisamos.Que Deus te abençoe e ilumine sempre.Beijos e um ótima semana.
ExcluirFantastica ricetta!!!! Complimenti, felice giornata
ResponderExcluirCiao Paola, è il benvenuto.Buona settimana per voi.
ResponderExcluirQue maravilha de receita adorei beijos
ResponderExcluirOi Luci, que bom que gostou.Beijos e uma semana abençoada pra você.
ResponderExcluirOlá Léia! Tem muito bom aspecto, ai que fome!!!
ResponderExcluirbeijos e boa semana!
Oi Catarina, seja muito bem vinda à minha cozinha.Sempre que quiser é só aparecer.Beijos e boa semana.
ExcluirOlá Léia,
ResponderExcluirUma receita espantosa!
Que enorme vontade de provar uma esfinge destas, pois são de certeza deliciosas...levo a receita.
Bjs
Oi Lenita, pode levar a receita sim e quando fizer me conta como ficou.Beijinhos querida, ótima semana pra você.
ExcluirLéia que delicia, adoro esfiha, mas assim, feitas em casa, fresquinhas, e saborosas, a última foto está de babar. Gostei muito da massa e do recheio, vou experimentar em breve. Ficaram lindas. Bjocas ótima semana
ResponderExcluirOi Josy, experimente sim e depois me conta como ficou.
ExcluirVocê corre o risco de se apaixonar por essa massa.Beijos e boa semana.
Léia,
ResponderExcluirFicou com um lindo aspecto essa esfiha... nunca comi mas provaria de bom grado ! .-)
Ainda lhe deu algum trabalho, mas vejo que valeu bem a pena o resultado final ! :-)
Beijinhos
Querida Isabel, pelo resultado você nem vai achar que deu trabalho, já ira pensar quando fará novamente.Acaba tão rápido que você sente saudades rapidinho.Experimenta, depois me conta o que achou.Beijos e boa semana.
ExcluirEi Leia, quanto tempo fica no forno? meu forno aqui na frança é eletrico e nao tenho como ver dentro. Posso abrir o forno durante o cozimento? Me diga mais ou menos quanto tempo deixo no forno pq nao quero ter esse trabalho todo e queimar as bichinhas! kkkk! beijo! (to copiando um monte de receitas suas no meu caderninho!!)
ResponderExcluirOi Lo, fica dificil especificar o tempo de forno, mas não tem problema abrir o forno porque não irá murchar como acontece com o bolo.Também tem o problema de algumas pessoas gostarem mais assadas ou menos assadas.Quando especifico o tempo sempre tem queixas.É só você levantar uma esfiha para ver se esta cozida por baixo.Varia o tempo de acordo com o tamanho da esfiha que você moldar.Faça sem medo de queimar porque com o cheiro que irá se espalhar pela casa você não sairá de perto do forno de forma alguma.Não verá a hora de experimentar uma.
ResponderExcluirOlá Léia,
ResponderExcluirQue final de semana cheio de comidinhas deliciosas.
Estas esfihas(ou pasteis de carne) tem um aspeto delicioso. Tenho no entanto uma dúvida. O receio de carne está cru?? Quando os pasteis vão a assar o recheio fica suficientemente cozinhado? Aqui em casa não apreciamos a carne mal passada...
Fiquei com muita vontade de experimentar.
Já estou seguindo a sua cozinha.
Uma boa semana
Bjs
Oi querida seja muito bem vinda.Ém um prazer ter você por aqui.A carne é crua mesmo.A acidez do limão faz um pre cozimento nela enquanto ele descansa no tempero.
ExcluirEu também não gosto de carne crua, pode confiar que não ficará.Quando fizer vem me contar como ficou.Beijos querida, tenha um lindo dia.
Obrigado pela explicação. Assim que tiver um tempinho vou experimentar.
ExcluirBjs
Oi Belocas, quando fizer me diz o que achou, mesmo se não gostar ok?Fazia essas esfihas para vender e fizeram muito sucesso.Nunca houve um cliente que não gostasse.Beijos querida, tenha uma linda noite.
Excluirfiz sua receita e nao consigo mais deixar de fazer. Sou inexperiente na cozinha porem ficou diviiiiina, os meus adorarao. obrigada por compartilhar. q Deus te abençoe muuuito.
ResponderExcluirOi Ana seja muito bem vinda.Fico muito feliz que tenha dado certo a receita.Adoro saber disso, afinal essa é a finalidade do meu blog.Quando puder me mande a foto por e-mail terei o maior prazer em colocar no blog sua imagem.Beijos.
ExcluirA Paz de Deus, minha querida! Vou fazer esta maravilha de esfiha que você deixou aqui para nós.
ResponderExcluirGosto muito de cozinhar, e sempre estou procurando algo para fazer pra minha esposa e amigos irmãos, Deus te abençoe, pelo carinho ao qual vejo que trata a todos, é o verdadeiro amor de Deus!
Que conserve sempre essa alegria e esse dom de servir....
olá querida ótima essa receita!!!gostaria de saber se essa massa eu posso usa-la para fazer pizza enrolada??? bjos deus te abençoe sempre!!!
ResponderExcluirQue receita maravilhosa! Obrigada! Bjão!
ResponderExcluirAmo cozinhar qdo tenho tempo e qdo vi a receita do Álvaro Rodrigues logo percebi que tem bom gosto. Obrigada por compartilhar o que é bom.
ResponderExcluirqueria saber se posso congelar ? obrigadoo
ResponderExcluirPode ser congelada por até 3 meses Adelson.Você assa deixando um pouco mais clara e coloca em assadeira separada no freezer.Coberta com plástico sempre.Quando estiverem congeladas é só colocar em saquinhos.Ou congele direto em bandejinhas própria para isso.
ExcluirEspero ter ajudado.Boa semana.
Para dar o sabor autêntico da esfirra do Oriente médio, tem uma mistura de especiarias que é um curinga e se chama Baharat. Inclui pimenta preta, semente de coentro, cominho, canela, cravo, noz-moscada e páprica, por isso toda aquela “explosão de sabores”. E onde achar essa maravilha? Dei um google e achei na Onile, na Bombay e na Cuesta Sabores. Vale a pena conferir!
ResponderExcluirSo tenho fermento seco, qual seria a medida?
ResponderExcluirBoa noite Z Luka.Eu costumo calcular sempre uma colher de sopa de fermento seco para cada 15 gramas de fermento fresco.Ou seja você deve usar duas colheres do fermento seco.Beijos e obrigada pela visita.
Excluir