LAGARTO RECHEADO

1 peça de lagarto do tamanho que você desejar
alho amassado
sal
azeite
amaciante de carne
vinagre balsâmico
óleo
caldo de carne
1 cebola grande em pedaços médios

Para rechear:
1 cenoura
azeitonas sem caroço

Preparo:Limpe a peça de carne retirando a gordura e as peles.Coloque a carne em um saco plástico limpo.  
Coloque o alho, sal, o amaciante de carne, azeite e o vinagre dentro do saco e mexa muito bem alisando a carne com o plástico para que toda a peça pegue tempero.Deixe descansar na geladeira com o saco fechado por pelo menos 1 hora.
Depois desse tempo, retire a carne do saco e enfie uma faca no centro da carne fazendo cortes para que você possa colocar a cenoura e as azeitonas.Corte a cenoura em palitos para que fique mais fácil de introduzir nos cortes.Feito isso, aqueça a panela de pressão com um pouco de óleo e doure muito bem a carne de todos os lados.Doure bem.Adicione o caldo de carne quente até cobrir pouco mais da metade da
carne.Adicione a cebola e tampe a panela.Quando pegar pressão, diminua a temperatura do fogo e deixe cozinhar por pelo menos 25 minutos.Retire da pressão e verifique o cozimento da carne.Se estiver cozida, mas ainda um pouco firme, aproveite para corta-la.Fatie a carne em fatias finas e retorne à mesma panela em que estava sendo cozida.Tampe novamente e cozinhe por mais alguns minutos.Retire a pressão e deixe ferver até apurar o molho.Nesse momento se você quiser terminar o cozimento no forno.Passe para uma travessa e leve ao forno preaquecido até dourar.Sirva em seguida.
Pode ser congelado por 3 meses.

Obs: você pode variar o recheio.
Linguiça defumada, toucinho, pimentões, etc.

20 comentários:

  1. Leia adoro lagarto recheado, mas não sei fazer! Vou levar sua receita e qualquer dia vou arriscar fazer!!!
    Bjs
    mel

    ResponderExcluir
  2. Oi Mel, é fácil.O mais dificil é chegar no ponto de cozimento.
    Mas carne assada na panela tem a vantagem de se ainda está dura e crua, coloca mais um pouco de água, sempre fervente, e cozinha mais um pouco.Experimenta e depois me conta.Sem medo de ser feliz.Beijos e adorei te ver por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Léia,
    igualzinho ao que minha mãe faz, recheado com cenoura!
    Adoro!!!!!
    Com o molho da carne, ela faz uma farofa deliciosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kati, aqui em casa eles gostam de molhar o arroz com o molho.Mas quando sobra pouca carne, coloco pimentões e faço uma farofa com ela desfiada.Também acho deliciosa.
      Adorei seu retorno por aqui.Beijos e tudo de bom.

      Excluir
  4. hummmm mas que delicia e bem molhdinho ..o seu esta divino querida amei sua receita bem diferente e fica com esse caldinho né amei bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sadhia, em casa gostamos da carne mais suculenta.Essa fica bem suculenta.Adorei sua visita.Beijos e tudo de bom.

      Excluir
  5. Una ricetta veramente gustosa e molto invitante!!!! Bravissima come sempre!!! Un abbraccio

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante esta tecnica do tempero no saco plástico! Gostei! Aproveito para convidá-la a participar de um sorteio no meu blog de uma lembrancinha que trouxe da viagem para Florianopolis. Ficarei feliz com sua presença lá! Um abraço, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, seja muito bem vinda à essa turma.A tecnica do saco é boa porque você não precisa ficar virando a carne para que pegue tempero em toda ela.Darei uma passadinha em seu blog sim.Beijos e tudo de bom.

      Excluir
  7. Léia minha querida amiga, vc também viu? Só quer me maltratar, cada vez que venho aqui, saio babando, esse lagarto está com um aspecto delicioso. Gostei da sua técnica de temperar dentro do saco plástico. Deve ficar mais intenso ainda os temperos. Gostei demais. Ficou linda sua carne.
    O cuscuz ia fazer ontem, mas não deu certo, hoje tive que correr atrás de papelada da pensão do meu falecido marido, amanha tenho que ir no centro da cidade ver uma documentação, mas segunda não me escapa, vou fazer e venho te contar, to aguada amiga hehehe. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy, a tecnica do saco é muito boa, você não precisa ficar passando o tempero, ela pega tempero por inteiro e igualmente.Sem falar que depois é so jogar o saco no lixo.E não pega cheiro de tempero na geladeira.Estou ansiosa para saber como ficou o seu cuzcuz e se você gostou.Aguardarei certamente.Beijos e que dê tudo certo com sua papelada.Deus te abençoe.

      Excluir
  8. Não conheço lagarto mas ficou com um aspecto óptimo!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarina, estou te mandando o link de uma pesquisa que define como é o lagarto.http://www.weblaranja.com/cozinhando/preparando_bovino.htm
      É uma parte traseira do boi, que se utiliza muito para assados e para fazer sanduíches.É muito saborosa, mas com nomes diferentes em cada região.Mas essa receita você pode fazê-la da mesma forma com coxão duro ou outra parte do boi que você tenha acesso aí onde você mora.
      Vale à pena testar.É delicioso.Beijos e adorei sua visita e sempre que tiver dúvidas é só perguntar.

      Excluir
  9. Olá Léia,passei pelo se blog gostei da receita mas gostava de saber o que é o amaciante de carne ???
    Tem um aspeto divino esta receita mas realmente não percebo o que quer dizer com isso.beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida,o amaciante de carne é um tempero à base de papaina.Ou seja do leite do mamão.Ele ajuda a carne ficar mais macia e cozinhar mais rápido.Mas se não tiver o amaciante pode fazer sem ele, é só cozinhar um pouco mais.Coloquei o amaciante na lista de ingredientes porque usei e não achei justo esconder esse detalhe.Adorei ver você por aqui, seja muito bem vinda.Beijos e tudo de bom.

      Excluir
  10. Querida Léia
    Ainda estou de férias, mas acabei de ver teus comentários e vim te fazer uma visita, pois adorei saber que tenho uma xará na blogosfera:)
    Vi que teu blog é novo! Parabéns, pois é de muita qualidade!
    Bjim com muito karim
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia, fiquei muito feliz quando te vi por aqui.Seja muito bem vinda.Estou começando agora e espero melhorar mais.Beijos e ótimo término de férias.

      Excluir
  11. Eu adoro lagarto recheado.. acho suculento e muito delicioso..
    Hummmm eita vontade que bateu agora
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila, ja estava pensando que tinha me esquecido.
      Sempre procuro seus comentários.A gente se acostuma com todas as amigas, e quando uma falta a gente logo sente.
      Beijos e tudo de melhor pra você.

      Excluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto