Sempre tive vontade de preparar camarão na moranga ou carne seca na moranga, mas meu problema é que a receita rendia dimais e somente o marido e eu comemos esse tipo de preparação.
Acontece que hoje em dia encontramos mini morangas no tamanho para uma pessoa ou duas e quando vi me encantei, elas são lindas e rendem a quantia exata para uma refeição.
Passarei os ingredientes que usei, mas sem colocar quantidades exatas para que você faça da maneira que mais atender à sua necessidade.
Ingredientes:
moranga
sal
água
Recheio:
carne seca demolhada, aferventada, cozida e desfiada
cebola
cheiro verde
azeite
requeijão
Preparo:
Corte a carne seca de véspera e coloque de molho em uma vasilha com bastante água e vá trocando a água várias vezes até o dia seguinte.Coloque a carne em panela de pressão e cubra com água, leve ao fogo e deixe ferver por alguns minutos.Jogue esta água fora e acrescente uma água nova.Tampe a panela e volte ao fogo até que a carne esteja cozida.Eu costumo acrescentar uma folha de louro.
Quando a carne estiver bem macia, desfie-a.
Refogue a cebola no azeite ou em manteiga que fica muito mais saborosa, doure bem a cebola e acrescente a carne, refogue bem.Junte o cheiro verde e pimenta se gostar.Reserve.
Corte a parte de cima da moranga fazendo uma tampa e retirando com cuidado.Limpe a parte interna da moranga retirando as sementes.Passe sal por toda a moranga na parte interna, coloque -a dentro de uma travessa com um pouco de água com a abertura virada para baixo, coloque a tampa também e leve ao forno ou ao microondas até que esteja cozida.Não tem tempo exato, você terá que virar a moranga e furar com um garfo para saber se está cozida.
Retire a moranga da água e vá recheando fazendo camadas intercaladas de carne e requeijão.Tampe com a própria tampa da moranga e volte ao forno ou microondas para aquecer e derreter o requeijão.Sirva em seguida.
Nesta última imagem mostra como você se serve, pegando carne seca e moranga ao mesmo tempo.
Só sobrou a casca, rsrs.
Obs:
você pode comprar aquela carne seca que já vem dessalgada e desfiada.
pode preparar porções individuais, o que dará um charme todo especial no seu almoço ou jantar
eu fiz uma mini moranga um pouquinho maior que rendeu para duas pessoas.
CARNE SECA NA MORANGA
A Autora:
Paulistana, casada, mãe de dois filhos.Adoro cozinhar e fazer novos amigos.Gosto de dividir receitas e ajudar quem quer aprender a cozinhar.Fico feliz quando vejo alegria nos olhos de quem experimenta meus quitutes. |
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ficou com muito bom aspecto.
ResponderExcluirPena que por aqui nunca vi carne seca pois acho que ia gostar.
Bom domingo
bjs
Oi São querida, fica muito bom com camarão e bacalhau.
ExcluirA carne seca é uma opção a mais que temos, mas não será por isso que ficará na vontade.Beijos querida, tenha uma excelente semana.
oi Léia,ainda bem que hoje temos essas mini morangas,a receita ficou ótima bjs Rosinha
ResponderExcluirOi Rosinha, ainda bem mesmo que agora não precisamos ficar sem fazer por serem muito grandes.Beijos querida, tenha uma ótima semana.
ExcluirAi Leia que delicia tão grande! Vou servir-me!
ResponderExcluirBeijinhos e um feliz Domingo linda;
Aurea Sá
Oi Aurea, pode servir-se, rsrs.Beijos querida, uma excelente semana.
Excluirficou com um aspceto mt bonito gostei mt do interior bravo bjs e bom domingo e tudo de bom
ResponderExcluirObrigada Isabel querida.Tenha uma semana maravilhosa.
ExcluirBeijos.
Olá minha amiga, tudo bem?
ResponderExcluirNunca fiz carne seca na moranga acho chique, rsrs.
Seu prato ficou lindo e com estes ingredientes uma delícia!
Beijinhos, fica com Deus!
Tudo bem minha amada Andrea.Também nunca tinha feito, por serem muito grandes as morangas, mas eu recomendo.Agora temos as morangas pequenas, dá para fazer pequenas porções.Beijos minha querida amiga, que sua semana seja muito abençoada.
ExcluirHum que isso ficou mesmo uma maravilha!!!! Beijos e ótima semana.
ResponderExcluirObrigada Nina querida.Que sua semana seja maravilhosa.
ExcluirBeijos.
Uau! Que prato chique minha amiga! Carne seca aqui também não há, experimento com bacalhau ou camarão.
ResponderExcluirbeijos e boa semana
Catarina minha querida, eu também tenho muita vontade em experimentar com camarão e bacalhau, pois adoro os dois.
ExcluirBeijos amada, tenha uma excelente semana.
Ah, minha querida maninha,
ResponderExcluirCarne seca não temos, mas isso pode facilmente ser ultrapassado com outro tipo de recheios para essa linda abóbora !
É uma receita que parece ser deliciosa e é visualmente muito atractiva !
Beijinhos
Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt
Belzinha minha querida, essa receita foi desejada por muito tempo,da próxima quero fazer com camarões e requeijão cremoso, mas deve ficar fantástica com bacalhau.Do jeito que você é criativa certamente ficará maravilhoso.Fica linda para servir.Beijos amada.
ExcluirLéia, este prato é uma tentação!
ResponderExcluirQueria encontrar mini morangas como a sua.
Beijos
Oi Kati, aqui em São Paulo também era difícil de encontrar e quando encontravámos era muito cara, mas hoje em dia tem ficado mais fácil e barata.Espero que em breve vc consiga encontrar.Ficam lindas e deliciosas.Beijos querida.
ExcluirMinha amiga linda.. essa sua receita está de comer com os olhos..
ResponderExcluirEu estou aqui babando..
Eita que eu queria..
Agora deixa eu te contar o meu desastre..
Eu era louca pra fazer essa delícia.. Louca de verdade, só que nunca achava a tal da moranga..
Pesquisei na net e achei uma feita com abóbora japonesa..
Fiquei toda, toda porque enfim iria fazer minha abóbora recheada... Iria rechear com bobó de frango.. (lembra o bobó do meu jeitinho que postei?) pois é amiga.. aquele era o recheio da minha deliciosa abóbora kkkk
Eu não lembro mais onde vi a receita... e nem quero mais saber também kkkk lá dizia pra eu cozinhar na pressão a abóbora inteira por 40 minutos.. kkkkkk
Amiga de Deus, juntou minha vontade de comer a tal abóbora recheada, com a lerdeza, e o resultado não poderia ser pior..
Deixei só 30 minutos, porque achei que 40 seria demais, quando eu destampei a panela tinha um verdadeiro pure de abóbora com casca, sementes, e tudo mais kkkkkkkk
Agora enquanto eu escrevo estou rindo, mas na hora eu fiquei tão triste...
Aí o jeito foi comer só o bobó com meu arroz doido kkk
Vou guardar sua dica amiga.. que com certeza será um sucesso..
Beijinhos..
Sheilinha, depois que acontece a gente realmente ri muito quando conta, mas no momento em que isso acontece é frustrante.Colocamos muito sentimento e expectativa em uma receita e quando dá errado é difícil jogar tudo no lixo.Eu nunca tinha feito e não procurei nenhuma receita, só me lembrava de ter visto a muito tempo atrás alguém fazendo a moranga no forno dessa maneira.Deu certo.Recomendo.
ExcluirDeve ficar boa cozida no microondas, fica mais fácil de acompanhar o cozimento.Quando fizer novamente torço para que dê certo.Beijos querida.
Querida Léia
ResponderExcluirAcho que receitas feitas com a abóbora inteira ficam muito especiais, pois o aspecto é incrível e dá um "ar" muito elegante.
Excelente receita.
Bjim
Léia
Oi Léia, eu também acho que ficam muito charmosas.
ExcluirRepetirei certamente com outros recheios.Beijos querida, tenha um ótimo dia.
Gostaria de saber onde posso encontrar estas morangas aqui em São Paulo, só vi no Pão de açúcar e lá elas mini mesmo, muito pequenininhas, menor que minha palma da mão. Quero fazer camarão na moranga para servir na Páscoa em porções individuais. Pode me ajudar?
ResponderExcluirUm abraço.
Renata Souza