BOLO DE TRUFAS COM CEREJAS

Resolvi começar pelo bolo, por achar que é a receita mais esperada e a mais longa.Assim ajudará a quem quer fazer um bolo e não sabe como proceder.Aqui vão minhas dicas de como eu preparo meus bolos.

Ingredientes:
Massa:
04 ovos grandes
1.1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó solúvel ( não pode ser achocolatado)
1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de fermento em pó
adicionei 1 colher (sopa) de cacau em pó, mas não é necessário, coloquei para que ficasse mais escurinho

Preparo:
Batas os ovos com o açúcar na batedeira em alta velocidade até que fique um creme bem claro e fofo.Que chegue ao máximo de crescimento.Não tenha pressa pois esta é a parte mais importante dessa massa.Enquanto os ovos batem coloque em uma peneira grande a farinha, o chocolate em pó, o fermento e o cacau se for usar.Peneire e misture muito bem esses ingredientes.Reserve também a xícara de água.
Retire os ovos da batedeira e com a juda de um fuet vá incorporando alternadamente a mistura dos secos e a água sempre alternando.Não bata, apenas misture para que não se perca o ar adquirido nos ovos.Depois de tudo incorporado despeje em forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.Leve ao forno preaquecido até que ao enfiar um palito no centro ele saia limpo.
Preste muito atenção, não abra o forno enquanto o bolo está crescendo, e não demore muito para verificar se está assado, essa massa fica cozida muito rápido, cerca de 20 minutos em média.Dependerá do seu forno.Depois de assado espere amornar e desenforme sobre papel manteiga.
Eu fiz para esse bolo duas receitas iguais.

Ingredientes da trufa:
1kg de chocolate ao leite picado ( usei metade meio amargo e metade ao leite)
1 lata de creme de leite com o soro
1 caixinha de creme de leite
1 vidro de cerejas em calda picadas (reserve a calda)
1 cálice de rum ou conhaque

Preparo:
Pique o chocolate e derreta-o em microondas ou banho-maria até que esteja completamente derretido.Adicione os creme de leite e o conhaque e misture muito bem até incorporar completamente.
Adicione então as cerejas picadas.

Calda:
1 litro de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 cálice de rum
a calda das cerejas

Preparo:
Misture o açúcar com a água e o rum e leve ao fogo até ferver.Retire do fogo e adicione a calda das cerejas.Leve à geladeira até que fique bem geladinha.

Cobertura:
1 litro de creme de leite fresco de boa qualidade bem gelado
3 colheres (sopa) de açúcar refinado ou de confeiteiro ( se quiser mais doce adicione mais)

Preparo:
Coloque o creme de leite que deverá estar bem gelado, junto com o açúcar na batedeira, ligue em baixa velocidade e vá aumentando a velocidade até o máximo, sempre girando muito bem a tigela para que não fique nenhuma parte sem bater.Bata até que fique bem firme.Para saber o ponto pegue um pouco com uma colher e veja se não cai quando vira a colher para o lado, deverá ficar firme.


Decoração:
flores de açúcar
papel arroz
geléia de brilho


Montagem:

Forre a assadeira que você utilizou para assar os bolos com plástico deixando sobras para fora da assadeira.
Acomode a massa no fundo da assadeira.
Molhe a massa com metade da calda, molhando bem as bordas que costumam ficar mais ressecadas.
Despeje toda a trufa no centro da forma.
Espalhe de maneira uniforme, não se esquecendo das bordas para que não fiquem sem recheio, não se preocupe o recheio não sairá e ajudará a dar liga para que fiquem igualadas

Cubra com a outra massa apertando bem para que fique bem uniforme e molhe com o restante da calda generosamente.Cubra com plástico e leve à geladeira até o dia seguinte.
No dia seguinte desenforme o bolo sobre a bandeja ou tábua  em que irá ficar o bolo.Retire os plásticos que você utilizou para forrar a assadeira.
 Ele ficará assim, bem retinho e uniforme.Passe uma faca ou espatula na lateral do bolo para alisar o recheio que estiver fora do lugar.
Cubra a parte de cima do bolo alisando bem com uma espatula ou costas de uma faca.
Escolha o local do bolo onde irá colocar o papel de arroz e ajeite-o cuidadosamente, de maneira que fique completamente preso ao chantilly.
Com um a espátula alise o papel delicadamente para que não fique enrugado.
 Decore o restante do bolo com o chantilly, dando acabamento em volta do papel.Eu utilizei um saco de confeitar descartável com o bico pitanga.Não quis o papel no centro, então coloquei mais para a direita, mas fica a seu critério.
 Pegue porções da geléia de brilho com uma colher e espalhe sobre o papel para que a cor fique mais viva e brilhosa.Não se preocupe em alisar dimais senão a tinta do desenho começará a borrar.







Com o mesmo bico pitanga fiz tipo rosas ao redor do bolo começando pelo centro e girando bara as laterais.Contornei o bolo inteiro desta forma.
Agora é só colocar as flores de enfeite e levar à geladeira até o momento da festa.

O bolo por dentro ficou assim depois dos parabéns.Sobrou apenas um pequeno pedaço para meu marido que guardei rapidamente no freezer, senão ele ficaria sem.Rsrs.
Desculpem pelas fotos, a correria era grande e foi a filhota quem tirou a maioria das fotos.
Espero ter ajudado a quem quer fazer os próprios bolos nas festas da família.
Boa semana à todos.

34 comentários:

  1. Leia parabéns! Que bolo maravilhoso! Ficou perfeito o passo a passo...e essa ultima foto me deixou com água na boca!
    Bjss e te desejo uma ótima semana!
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Oi Mel querida, que surpresa já receber sua visita.Acabei de postar a receita.Adorei sua visita e seu apoio por esses dias.Deus te abençoe sempre.Uma linda semana pra você.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia deu vontade de comer um pedaço,boa semana beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luci, sinta-se servida querida.Se pudesse mandaria um bolo inteiro, rsrs.Obrigada pela visita.Tenha uma semana abençoada.Beijos.

      Excluir
  4. Olá léia! vim agradecer o carinho da sua visita e participação no meu blog. Volte sempre aquele cantinho é nosso. Postei um mimo pra você, espero que goste. Abraços uma linda noite e um início de semana abençoado e de muito sucesso e paz.

    ResponderExcluir
  5. Origada Lourdes, adorei.Beijos e uma paz pra você também.

    ResponderExcluir
  6. Léia querida que delicioso deve ter ficado esse bolo. Valeu muito a pena a espera da receita, o seu passo a passo está excelente, muito bem explicadinho. Não conhecia esse papel de arroz, ajuda muito na decoração né? As rosas na lateral do bolo ficaram lindas. Vc tem mãos de fada minha amiga. Não sou nada boa com decorações de bolo. O recheio ficou fantástico e não é de se estranhar que tenha sobrado um pedacinho só. Ainda bem né, se não, alguém teria ficado sem. Amei seu bolo, maravilhoso, meus sinceros parabéns. Beijinhos ótima semana miga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, como é bom ler seus comentários.Obrigada sempre.Quando à sua dificuldade em decorar é bobagem sua, basta criar coragem e usar um saco de confeitar com um bico pitanga e chantilly que você fara maravilhas.
      A vontade e a coragem são os ingredientes necessários.
      Nunca fiz curso, foi tudo na curiosidade e na coragem.Tenta e depois me conta como ficou.Beijos e uma semana abençoada pra você.

      Excluir
  7. Léia! Que delícia de bolo! O passo a passo está simplesmente espetacular! Desse jeito até eu vou arriscar fazer um bolo confeitado! Adorei menina... Muito habilidosa vc é! Parabéns!
    Beijos e boa semana!
    Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, é muito bom ouvir isso.Minha intenção é justamente essa.Dar incentivo e auxílio para quem tem vontade e falta coragem ou instruções.Obrigada querida.Quando fizer me conta como ficou.Beijos e uma semana abençoada pra você.

      Excluir
  8. Uau Léia! Vou guardar esse post nos favoritos para conseguir fazer os meus bolos bem melhor!!! Adorei tudo!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Catarins.Quando fizer me conta se deu certo.O apoio e torcida de vocês me ajudou muito.Beijos e uma semana abençoada.

      Excluir
  9. Que post, Léia! Adorei o passo a passo e as dicas preciosas de como fazer um bolo assim... tão profissional. Parabéns tb pela linda mesa mostrada no post anterior. Imagino a trabalheira que deve ter dado, mas o prazer de ver uma mesa tão linda fala mais alto, não é mesmo? Parabéns à aniversariante! bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata querida.Realmente o trabalho foi bem cansativo, mas a alegria da filha e a surpresa dos amigos ao ver essa preparação toda, recompensa tudo.
      Ficamos felizes.Beijos e uma semana abençoada.

      Excluir
  10. ohhhhhhhhh!!!! qué preciosidad, me encanta!!!!besitos

    ResponderExcluir
  11. Oi Léia. O bolo ficou lindo!! E o recheio então, hummmm, fiquei com água na boca.

    Abraços e boa semana. Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabiana querida.Adorei compartilhar com vocês.
      Beijos e uma semana abençoada.

      Excluir
  12. Querida Léia,
    obrigada pelo passo a passo, o bolo ficou lindo e
    com certeza delicioso!
    Parabéns pelo belíssimo trabalho!

    Tenha uma ótima e abençoada semana!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, é sempre muito bom te ver por aqui.Fico feliz que tenha gostado.Obrigada e uma semana linda pra você.

      Excluir
  13. Léia, que bolo mais lindo e perfeito, parabéns!!!!
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Madalena, que alegria te ver por aqui.Seja sempre muito bem vinda.Obrigada querida e uma semana abençoada.

      Excluir
  14. Léia o teu bolo tem um aspeto lindo e essa ideia do plástico no tabuleiro do bolo é o maximo, o bolo fica direitinho. Uáu adorei muito obrigada pela dica, beijinhos agora todos os dias eu venho dar uma espreitadela no teu blog, até amanhã amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, fique à vontade para utilizar as minhas idéias na sua festa.Depois quero ver como ficou a festa do filhote.Beijos querida e uma semana abençoada.

      Excluir
  15. Léia... o bolo ficou lindoooooo!!!
    Adorei a decoração e o interior está fantástico :)
    Obrigada pelo passo-a-passo, quem sabe se um dia me aventuro rsrsr
    Mas duvido pois eu na decoração deixo muito a desejar eheh

    Bjokas doces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Romy, obrigada querida.Mas eu duvido que se você criar coragem não consegue fazer tão bem ou melhor que esse.Nunca fiz curso, foi tudo na teimosia e vontade de fazer melhor.Ainda quero melhorar, mas devagar.Não pretendo mais fazer encomendas.Quero ver seu bolo quando fizer.Tenho certeza que ficará lindo.Beijos e uma semama abençoada.

      Excluir
  16. Olá Leia !
    Adorei este teu bolo, a decoração está linda ! Já aprendi a fazer as rosas no bolo, fiquei com esta ideia.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anabela, obrigada querida.As rosas parecem complicadas, mas são bem fáceis.Sinta-se à votade para leva-las.Beijos e uma semana abençoada.

      Excluir
  17. Jesus Cristo!!!
    Isso é pura maldade.. daquelas assim sem dó rsrsr
    Ai que coisa mais linda..
    Linda e deliciosa de se ver..
    Meu Deus que é a visão do paraíso..
    E esse recheio?
    Sem comentários minha amiga..
    Ficou lindo... e essas rosinhas?

    Ficou perfeito..
    Amei

    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila querida, ja estava sentindo sua falta.Agora com esse passo a passo você conseguira fazer o bolo que você tanto queria.Depois quero ver como ficou.Beijos e tudo de maravilhoso pra você.

      Excluir
  18. Hummmm...
    Esse bolo fcou bom demais!!!
    Comi mto rsrsr!!!
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe, que bom que você gostou.Testemunhado por quem provou tem mais credibilidade do que por quem fez.
      Adorei sua visita e seus comentários.Obrigada sempre.
      Beijos.

      Excluir
  19. Léia, sua contribuição para o concurso de bolos já está no ar.
    Confira!
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/2013/08/aniversario-2-meses-do-blog-resultado.html

    Obrigada pela participação.

    Beijinhos, Pri

    ResponderExcluir
  20. olá essa cobertura aguenta dias de calor?

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto