CROQUETES DE MANDIOCA COM CARNE SECA


Olá gente linda.
Nada melhor do que um salgadinho pra acompanhar uma cervejinha, um refrigerante, suco ou vinho.Este aqui me agrada em cheio com uma cervejinha seja ela clara ou escura, mas fica a seu gosto com o que combina.Vale também um molhinho de pimenta para acompanhar na hora de degustar.
Cada um tem seu jeito pessoal de gostar das coisas e isso não quer dizer que todos temos que gostar das mesmas coisas ou delas iguais.
Hoje em dia eu tomo muito cuidado com o que posto porque tem sempre alguém pra entrar no blog e vir criticar o que escrevi.Infelizmente não consigo agradar à todos e também acho impossível todas as pessoas gostarem de mim ou do meu blog.
Acho que a cozinha (principalmente a sua) deve ser um lugar prazeroso, para você demonstrar o seu amor por quem irá se alimentar com o que é feito por você.
Já trabalhei com encomendas para festas e fui obrigada a aceitar todos os tipos de exigências e temperamentos.Hoje em dia não faço mais para evitar o stress, o cansaço (fui obrigada a parar devido a problemas de saúde) e a falta de lucro.Tive muitas clientes maravilhosas que me procuram até hoje, que se tornaram amigas pessoais, mas entre elas tiveram algumas que foram uma verdadeira lição de vida e de tolerância com o ser humano.
Resolvi criar o blog para dividir com quem estiver interessado as minhas experiências na minha cozinha.Isso não quer dizer que eu sei tudo, ou tenho todas as respostas.Muitas receitas que eu posto já começo dizendo que foi a primeira vez que fiz.
Tenho o maior prazer em escrever e escrevo com muito carinho e espero que quem entra no blog e lê o que escrevo receba meu post com todo o carinho que tentei passar nele.
Recebo alguns comentários do tipo não gostei da sua receita, não gostei do seu blog, não gosto de comer isso.Muito triste o tempo que as pessoas perdem hoje em dia, em dias tão corridos, para tentar escurecer a vida do outro, diminuir a felicidade alheia.As pessoas já andam tão tristes e cheias de problemas.Acho que precisamos começar a ver o que tem de bom e não nos concentrar somente no que tem de ruim.
Se eu entro em uma página e não gosto, não volto mais, não salvo nos favoritos, mas não me dou ao trabalho de deixar isso muito claro pra quem escreveu e teve todo o esforço de fazer a receita, fotografar, e escrever da melhor maneira que consegue, claro que eu faço da melhor maneira que consigo, pois não fiz faculdade, nem cursos, muitas coisas do meu blog tenho que pagar pra alguém fazer porque ainda não o entendo completamente.
Me desculpem pelo enooorme texto que estou escrevendo, mas tem sido muito cansativo ter que ficar excluindo todas as grosserias que são enviadas e a maioria delas como anônimos, claro.
Tenho me afastado de contatos maiores com as pessoas justamente para evitar magoá-las ou de me machucar, pois as decepções tem sido muitas.
Quero agradecer o carinho de todas que passam várias vezes por aqui, às que acabaram de chegar e espero que voltem mais vezes e deixar muito claro, que a presença e o carinho de vocês que fazem este blog continuar.
É com carinho que mantenho o blog e com a amizade que tenho por cada um que me manda foto dizendo que fez, que deu certo, que fez sucesso com a receita e principalmente pelas pessoas que mesmo sem me conhecer pessoalmente me querem muito bem.
Desejo que Deus os abençoe e retribua em dobro todo esse afeto e os bons sentimentos.
Para quem sente coisas ruins, que a luz celestial os atinja e esclareça seus pensamentos e sentimentos.
Um beijo no coração de todos!
Vamos à receita né kkkkkkk

Para preparar esta receita você vai precisar de:
Massa:
1 kg de mandioca pesada já cozida  com sal
130gs de margarina
200ml de água
1 cubo de caldo de galinha
2 xícaras (chá) cheias de farinha de trigo
2 gemas (reserve as claras)

Recheio:
carne seca demolhada, cozida e desfiada
cebola bem picadinha
um fio de azeite e manteiga
cheiro verde à gosto

Para empanar:
claras de ovo
farinha de rosca

óleo para fritar

Modo de preparo:
Comece dessalgando a carne.Coloque a carne de molho em água fria de um dia para o outro e vá trocando a água algumas vezes.
Se não tiver esse tempo depois explico outra forma mais rápida de fazer isso.
Coloque a carne em uma panela de pressão com água e afervente até levantar uma espuma.Retire esta água e reserve-a.
Coloque outra água na panela de pressão até cobrir a carne e leve ao fogo com algumas folhas de louro em panela de pressão tampada até cozinhar.Balance a panela delicadamente algumas vezes para verificar se ainda tem água.
O tempo de cozimento dependerá do tipo de carne que você utilizar.
Depois que sua carne estiver bem cozida, escorra o caldo que tiver formado, reserve-o, e tampe novamente a panela.Agora pegue a panela tampada, com as duas mãos e sacuda para cima e para baixo, para que a carne vá do fundo para a tampa por umas 6 vezes.Abra a panela e sua carne estará desfiadinha.Ela só não desfiará se ainda não estiver bem cozida.Antes de fazer esse processo certifique-se de sua carne está bem cozida.
Se não tiver tempo de demolhar de véspera faça o seguinte.
Corte a carne e lave varias vezes sob água corrente.
Em seguida coloque-a em uma panela com bastante água e leve para ferver.Quando levantar fervura deixe por uns 5 minutos fervendo.Descarte esta água e repita esse processo mais 3 a 4 vezes até que sua carne fique completamente sem sal.
Aqueça uma panela com o azeite misturado com um pouco de manteiga e refogue a cebola até que fique transparente.Junte a carne desfiada e refogue bem.Experimente se está boa de sal.Adicione cheiro verde picado (você escolhe se gosta de salsa ou coentro e junte cebolinha picada).Misture e deixe esfriar.
Coloque o caldo do cozimento da carne (e  o que foi retirado e reservado quando aferventou a carne) na panela de pressão e acrescente a mandioca para cozinhar.
Tampe a panela e cozinhe a mandioca até começar a se desmanchar.
Depois dela cozida, retire o caldo e com ela ainda quente pegue o amassador de batatas e amasse a mandioca até reduzí-la a purê bem amassado.Adicione a margarina e misture até se derreter quase que completamente.Junte a água do cozimento e o cubo de caldo e acenda o fogo.Quando começar a querer ferver junte a farinha de uma só vez e mexa vigorosamente até que a massa se solte completamente da panela, cozinhe por mais um tempinho.Retire a panela do fogo e adicione as gemas uma por vez e mexa vigorosamente até que não consiga mais ver as gemas.Volte a panela ao fogo e cozinhe até que a massa ganhe consistência de bem cozida.Ela fica macia ainda, não endurece, só encorpa mais um pouco.Retire da panela e deixe esfriar em uma travessa coberta com um pano de prato.
Montagem:
 Comece untando as mãos com um pouco de óleo.
Faça um disco de massa  na palma da mão, e coloque o recheio no centro.
Vá puxando as laterais da massa para o centro até que ela se feche.Se quiser bolinha faça redonda, se quiser coxinha feche puxando o biquinho. 
Aperte bem o recheio para que não fique com ar.Se ficar com ar estourará na fritura. 
Vá apertando e formando um rolinho cumprido.
Achate as pontas, para dar o formato de croquete.
Depois de modelados vá melando as mãos com as claras e esfregando em todo o salgadinho, e colocando em travessa com a farinha de rosca.Empane muito bem todos os salgados.
Se quiser congelar é nesse momento que deverá fazê-lo.A assadeira deverá estar com os salgados separados.Cubra com plástico e leve ao freezer até que congelem.Depois de congelados, acomode-os em saquinhos, feche-os e conserve congelado por até 6 meses.
Quando for fritar descongele antes.

Em uma panela pequena com óleo até pouco mais da metade frite os salgados no máximo 5 de cada vez até que estejam bem dourados.Preaqueça bem o óleo antes de colocar os salgados.
Se você estiver fazendo uma festa com muitos convidados coloque várias panelas para fritar, não fica bom fazendo em tacho grande.Só se você tiver um fogão industrial. 
Se você não gostar de carne seca pode rechear com queijo, carne moída refogada com tomates e cebola ou frango desfiado e refogado.
Um final de semana cheio de paz, união e muito amor com seus entes queridos!




4 comentários:

  1. Muy buenas y un paso a paso que me viene genial.Gracias y buenas noches.Bs

    ResponderExcluir
  2. Adoro seu blog e suas receitas. Você é muito amável e as receitas muitos claras. Obrigada por dividir todo este saber

    ResponderExcluir
  3. Adoro seu blog e suas receitas. Você é muito amável e as receitas muitos claras. Obrigada por dividir todo este saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida. É sempre um prazer receber visitas e saber que ajudo as pessoas. Seja sempre bem vinda.Beijos

      Excluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto