BOLO TRUFADO DE LIMÃO E PRESENTE DE ANO NOVO

Esta é a primeira postagem do ano e trago o bolo que fiz para a ceia de reveillon com o desejo de que seu ano seja doce e delicioso como este bolo.
Espero que tenham passado todos bem nas festas de final de ano.

Estes ingredientes são para um bolo não muito grande, mas que serve cerca de 10 a 15 pessoas dependendo do tamanho do pedaço.

Ingredientes da massa:
3 ovos grandes
1.1/2 (uma e meia) xícara (chá) de açúcar
1.1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
200ml de leite quente

Modo de preparo:
Coloque na batedeira os ovos com o açúcar e bata até aumentar bem o volume.Peneire a farinha junto com o fermento e vá adicionando aos ovos sem parar de bater alternando com o leite.Bata somente até incorporar tudo.Despeje em assadeira untada com margarina e polvilhada com farinha.Leve ao forno médio preaquecido até que enfiando um palito no centro ele saia limpo.Deixe esfriar.

Para molhar:
suco adoçado de limão, ou refrigerante sabor limão ou calda de água com açúcar (gelada)

Ingredientes do recheio:
1 lata de creme de leite com o soro
400gr de chocolate branco picado
1/2 xícara (chá) de caldo de limão coado

Modo de preparo:
Pique o chocolate e misture com o creme de leite.Leve ao microondas de 30 em 30 segundos mexendo a cada pausa muito bem até derreter completamente o chocolate.Misture mais um pouco e adicione o caldo de limão.Misture até incorporar completamente.Se quiser que fique com o sabor mais forte de limão adicione um pouco de pó saborizante de sua preferência.

Cobertura:
500ml de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de gelatina sem sabor
2 colheres (sopa) de água

Modo de preparo:
Primeiro preciso explicar que a minha cobertura deveria ser chantilly mas ja é a segunda vez que meu creme de leite não dá ponto e como da outra vez joguei ele todinho no lixo desta vez quis dar um jeito de aproveitá-lo, pois não estava azedo, só não quis tomar a consistência de chantilly.Estarei entrando em contato com a empresa para resolver este problema.Passarei a solução que arrumei para caso aconteça com você não desperdice o seu também.
Dilua a gelatina na água e derreta em banho maria ou microondas por 15 segundos.Deixe esfriar um pouco.
Bata o creme de leite com o açúcar e quando começar a tomar corpo adicione a gelatina e bata mais um pouco.Leve à geladeira para que comece a engrossar e assim que ficar mais espesso aplique sobre o bolo.
A cobertura deverá ser preparada no momento que o bolo ja estiver montado e desenformado pronto para decoração.

Montagem:
Desenforme o bolo sobre um pano de prato limpo e úmido ou sobre papel manteiga.Corte-o ao meio no sentido do cumprimento dividindo em duas partes iguais.
Forre a mesma assadeira  em que assou o bolo com plástico e volte a metade de baixo do bolo para a assadeira.Umedeça com metade do suco, espalhe a trufa e cubra com a outra metade do bolo.Umedeça com a outra parte de suco, aperte bem para que o bolo pegue o formato da assadeira ficando uniforme.Cubra e leve à geladeira por algumas horas.
Depois desse tempo com o bolo bem geladinho, desenforme-o sobre o prato de servir, cubra com a cobertura e decore à gosto.
Eu decorei com raspas de chocolate branco, cerejas e rodelas de limão cortadas e deixadas de molho por alguns minutos em água com açúcar.Escorra bem e utilize.


NÃO SE ESQUEÇA DE PARTICIPAR DO SORTEIO DE PRESENTE DE ANO NOVO QUE ESTA TENDO NO BLOG.É FACIL, GRATIS E O KIT DE PRESENTE É SUPER LEGAL.BOA SORTE.
PARA PARTICIPAR CLIQUE AQUI





4 comentários:

  1. Olá Léia,
    Que delicia de bolo. Adorei o aspeto e os ingredientes.
    Que neste novo ano encha a tua casa de luz, amor, muita saúde e sorte, fraternidade e esperança... Tudo de bom minha querida e muita saúde para todos vocês.
    Bjnhos e um excecional 2014!
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Léia querida... que o nosso ano seja mesmo muito maravilhoso como este bolo. Que delícia que deve ter ficado! Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Léia, que lindo seu bolo, começou arrasando em 2014...eu adoraria uma deliciosa fatia dessas!!
    Bjs e um abençoado início de ano p vc!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Léia.
    Adorei o bolo. Ficou muito lindo mesmo.
    Desculpe não ter te avisado aquele dia que não poderia ir. Com aquela correria de ir no mercado comprar as coisas para ceia de natal e ano novo eu me esqueci ..
    Quero ver tudo o que rolou lá no evento. Provavelmente vem um post em breve né?
    Um lindo 2014 para você e toda sua família.

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto