20 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA OSTEOPOROSE E RECEITAS SAUDÁVEIS

No dia 20 de outubro é comemorado o dia mundial da osteoporose, ou melhor do combate e concientização sobre o problema que tem afetado grande parte da população causando mortes devido as fraturas causadas pela doença.
Participei de uma palestra promovida pela empresa Nestle com seu produto Molico que é fonte de calcio equilibrando e ajudando na prevenção da doença.
A osteoporose é uma doença silenciosa, sem sintomas característicos, que acontece quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Avalição Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO)1, com patrocínio de MOLICO®, mostra que menos de 20% das mulheres com 45 anos ou mais consomem as três porções de leite e derivados recomendadas por dia, que são boas fontes de cálcio. Entre as mulheres mais jovens, o quadro é ainda mais alarmante, já que menos de 10% consomem leite e derivados nas proporções recomendadas, apesar de considerarem ingerir a quantidade ideal.
No país, nove entre dez pessoas consomem apenas 52% das necessidades diárias de cálcio. O dado, baseado no estudo The Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS)2, é alarmante, pois a partir dos 35 anos de idade inicia-se um processo de perda de massa óssea, causando um declínio de 6% a 8% a cada dez anos, o que pode aumentar a chance de problemas como a osteoporose surgirem. 
A ingestão diária recomendada de cálcio deve ser em torno de 1.000mg, quantidade que pode ser obtida através do consumo de 5 fatias de 40 gramas de queijo branco ou 4 copos de 250ml de leite comum ou desnatado. Produtos lácteos, adicionados de cálcio, também podem ajudar a  atingir essa recomendação. É preciso estar atento também à vitamina D, importante aliada na manutenção da saúde dos ossos.

Osteoporose e prevenção
Pesquisas científicas demonstram que a prática regular de atividade física, principalmente aquelas que envolvem algum impacto, como o vôlei, pode ajudar na manutenção da saúde óssea, uma vez que o impacto ajuda a promover o fortalecimento da massa óssea, aumentando assim sua densidade3.
Evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas também é essencial, uma vez que esses hábitos contribuem para a perda óssea.

 Nutrição para a saúde
A Nestlé, dentro do conceito de Saúde, Nutrição e Bem-estar, trabalha constantemente para ajudar a conscientizar o consumidor sobre a necessidade de cuidar da saúde dos ossos. Por isso, a companhia firmou uma parceria com a International Osteoporosis Foundation (IOF), apoiando a campanha “AME OS SEUS OSSOS”, para ajudar a população a conhecer mais sobre o tema.
Alinhada com o compromisso da Nestlé em melhorar constantemente o conteúdo nutricional de seus produtos e incentivar mudanças para um estilo de vida mais saudável, a marca MOLICO® coloca à disposição do consumidor uma grande variedade de produtos, incluindo leites e iogurtes, além da linha MOLICO® TotalCálcio, que fornece 100% da necessidade diária de cálcio em apenas duas porções de qualquer produto da linha. No site de MOLICO® http://www.nestle.com.br/molico/, o consumidor pode obter mais informações sobre os produtos e ainda participar de um quiz para descobrir se a ingestão de cálcio está dentro das recomendações.
Tive o prazer de conhecer a jogadora de vôlei Sheilla Castro e seu tecnico Luizomar de Moura, da equipe MOLICO/Osasco. 
Duas pessoas maravilhosas, simpaticas e o tecnico é muito divertido auxiliando as meninas na cozinha para que pudessemos experimentar receitas mais saudáveis e diets.

VITAMINA COM MOLICO
Cozinha Nestlé/ Sheila Oliveira

INGREDIENTES
meia xícara (chá) de folhas de manjericão
1 polpa de framboesa congelada (cerca de 100 g)
4 colheres (sopa) de Leite em pó MOLICO® TotalCálcio
adoçante a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma panela, ferva 2 xícaras (chá) de água com as folhas de manjericão. Passe por uma peneira e espere esfriar. Em um liquidificador, bata o chá de manjericão com a polpa de framboesa e o Leite em pó MOLICO. Sirva bem gelado.

DICA
Inove na preparação de suas vitaminas com um toque com ervas frescas, como manjericão e hortelã, e surpreenda a todos.
Rendimento: 2 porções 

TORTA SAUDÁVEL DE LEGUMES

Cozinha Nestlé/ Éric B.

INGREDIENTES
Massa:
3 ovos
4 colheres (sopa) de Leite em pó MOLICO®
TotalCálcio
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
meia colher (sopa) de MAGGI® FONDOR

1 colher e meia (sopa) de fermento em pó
meia xícara (chá) de FIBRA MAIS NESTLÉ®
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar
Recheio:
1 tomate sem sementes e picado
1 abobrinha picada
1 cenoura ralada
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
MODO DE PREPARO
Em um liquidificador, bata os ovos com o Leite em pó MOLICO dissolvido em 2 xícaras (chá) de água, a farinha de trigo, o MAGGI FONDOR e o fermento. Despeje em uma tigela e misture o FIBRA MAIS NESTLÉ até ficar homogêneo. Despeje a massa em um recipiente refratário (29 x 22cm) untado com
manteiga e polvilhado com farinha de trigo. Espalhe os ingredientes do recheio sobre a massa e leve ao forno médio (180° C), preaquecido, por cerca de 40 minutos. Sirva quente ou fria.
DICA
 
dicaSe desejar preparar a receita utilizando Leite Líquido MOLICO, basta substituir o Leite em Pó MOLICO TotalCalcio por 2 xícaras (chá) de Leite Líquido MOLICO.XOvos
Os ovos de galinha são recursos básicos na preparação de pratos tanto na gastronomia ocidental quanto na oriental. Por ser tão importante na alimentação e também responsável pela reprodução de inúmeras espécies, criaram-se muitas lendas sobre o alimento.
X

Trigo

Informações sobre o cultivo do trigo datam de 10000 a.C., quando o homem desenvolveu as primeiras técnicas de agricultura. Da mesma época são as técnicas mais rudimentares para se extrair a farinha, essencial para o preparo o pão, cuja criação é creditada aos egípcios.
X

Manteiga

Com 80% de gordura em sua composição, a maioria saturada, a manteiga é forte candidata à vilã da alimentação. Mas o alimento, um dos mais apreciados no mundo, é quase indispensável para a preparação de uma infinidade de receitas e, se consumido sem exagero, faz parte de uma alimentação equilibrada. E, sim, muito saborosa.
X

Trigo

Informações sobre o cultivo do trigo datam de 10000 a.C., quando o homem desenvolveu as primeiras técnicas de agricultura. Da mesma época são as técnicas mais rudimentares para se extrair a farinha, essencial para o preparo o pão, cuja criação é creditada aos egípcios.
Rendimento: 10 porções



ESPUMONI DE IOGURTE COM COULIS DE MORANGO
Cozinha Nestlé/ Peter Michael
INGREDIENTES
Flan:
1 pacote de gelatina em pó sem sabor (12 g)
1 pote de Iogurte Natural MOLICO®
6 colheres (sopa) de Leite em pó MOLICO® TotalCálcio
3 colheres (sopa) de adoçante culinário (sucralose)
Coulis de morango:
2 xícaras (chá) de morango picado
2 colheres (sopa) de adoçante culinário (sucralose)
Modo de Preparo
Flan:
Em um recipiente refratário pequeno, misture a gelatina com três colheres (sopa) de água e leve ao banho-maria até dissolver. Em um liquidificador, bata o Iogurte MOLICO com o Leite em pó MOLICO, 2 xícaras (chá) de água, a gelatina dissolvida e o adoçante até ficar homogêneo. Distribua em formas refratárias individuais e leve à geladeira por cerca de 4 horas.
Coulis de morango:
Em uma panela, misture os ingredientes e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Sirva com o flan.
Rendimento: 6 porções


FALTAM 3 DIAS PARA O SORTEIO.PARTICIPE E BOA SORTE.

DESEJO UM FINAL DE SEMANA ENSOLARADO PARA TODOS COM MUITA PAZ E UNIÃO.
BEIJOS!


3 comentários:

  1. Olá querida!
    Informações preciosas, obrigada por compartilhar!
    Amei as fotos, d+!

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ResponderExcluir
  2. Minha querida, adorei vê-la ! :)
    Que bom que participou assim num evento que é de primordial importância nos dias de hoje !
    Nunca é demais chamar à atenção para esse mal que afecta tanta gente, infelizmente a minha Mãe também sofre dessa doença ! :(

    Adorei as três sugestões que nos trouxe, todas com um incremento importante de cálcio, tão benéfico para o ossos ! :)

    Muitos beijinhos **

    ResponderExcluir
  3. Meu endócrino me falou minha última consulta, que quem me olha por fora não imagina o quanto estou "podre" por dentro...rs Disse que eu estou com sintomas que só idosos tem...meus ossos estão todos fraquinhos e estou com falta de vitamina D. Me deu um mega cardápio e comprimido pra tomar meio dia e gotas a noite. Então tudo o que eu vejo que é pra ossos eu to fazendo. Adorei essas receitas da Molico. Com certeza farão parte do meu cardápio também. Obrigada por compartilhar! Beijinhos

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto