São Paulo está com um clima frio e chuvoso.E em dias como esse nosso corpo pede algo bem quentinho.A sugestão de hoje é essa.
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de canjiquinha ou quirela, não se iluda, essa quantidade é suficiente ela cresce muito
2 dentes de alho amassados
1 cebola picadinha
1 pedaço de bacon em cubinhos
1 cenoura em cubinhos
2 batatas pequenas ou 1 grande em cubos
1 folha de louro
cheiro verde picadinho
2 cubos de caldo de carne, galinha ou legumes
sal se necessário
3 folhas de couve rasgadas
2 litros de água fervente ou mais
azeite
molho de pimenta (opcional)
Preparo:
Coloque a canjiquinha de molho em água fria enquanto você pica e prepara todos os ingredientes para o preparo.Comece fritando o bacon muito bem até que ele fique bem crocante.Retire-o da panela e coloque sobre papel absorvente.Eu estou usando bacon, mas você pode subistituí-lo por linguiça defumada.
Reserve o bacon e na mesma panela em que ele foi frito refogue o alho e a cebola.Doure muito bem.Adicione a batata, a cenoura e a canjiquinha com a água do molho.Junte então água fervente e os temperos.Misture muito bem e quando começar a ferver junte a couve.Eu coloquei couve em tirinhas finas, mas ela ficou se embolando, por isso coloquei na receita couve rasgada.Tampe a panela sem fechar totalmente, utilize uma panela grande ou funda porque a canjiquinha cresce muito.Mexa de vez em quando e se achar necessário vá adicionando mais água.Prove se está bom de sal.Verifique se os legumes e a canjiquinha estão cozidos.Não tem um tempo determinado, porque dependerá da canjiquinha e dos legumes que você estiver utilizando.O ideal é experimentar mesmo.Tampe totalmente a panela e deixe até cozinhar bem.Apague o fogo, adicione o cheiro verde picadinho e aguarde até diminuir um pouco a temperatura.Ela engrossa conforme esfria.Então você deve deixá-la com um pouco mais de caldo.Sirva em cumbuquinhas ou em prato e espalhe bacon e molho de pimenta por cima.Na cumbuquinha da direita coloquei um pouco de carne moída, ja que minha filha não é adepta ao bacon.
Obs: você pode utilizar sobras de carne que você tiver já preparada no freezer.O ideal é aproveitar os ingredientes que se tem em casa.Como eu sempre digo na culinária a única regra é fazer com o que se tem e com o que se quer.
Os legumes podem ser subistituídos pelos que você mais gostar.
Bom friozinho pra vocês.
SOPA DE CANJIQUINHA
A Autora:
Paulistana, casada, mãe de dois filhos.Adoro cozinhar e fazer novos amigos.Gosto de dividir receitas e ajudar quem quer aprender a cozinhar.Fico feliz quando vejo alegria nos olhos de quem experimenta meus quitutes. |
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom!!! Vou aderir!!!
ResponderExcluirPode confiar que é boa.
ResponderExcluirMi deu uma fome,vou fazer,obrigada
ResponderExcluirNossa,parece muito gostosa,vou fazer hj a noite,obrigada 💜
ResponderExcluirmuito boa...
ExcluirPoder cozinhar na pressao
ResponderExcluirOi Drika.Você pode cozinhar a Canjiquinha sim na panela de pressão.Mas precisa ficar atenta porque cozinha rápido e aumenta muito, então cuidado pra não queimar.Beijos
ExcluirAdoro canjiquinha mas sempre que faço ela não cresce. Alguma dica pra que eu faça essa receita, que parece muito boa, e ela cresça?
ResponderExcluirTomava sopa de xerem qd era criança. Vou tentar reproduzir c a ajuda da sua receita!!
ResponderExcluirHumm vou fazer obgd
ResponderExcluirAmei fiz a sopa todos aqui em casa gostou muito além de tudo fica bonita só não cresceu muito.
ResponderExcluir