PÃO DE MANDIOQUINHA (BATATA BAROA)


Oi meus amores.Não preciso dizer o quanto gosto de pães caseiros e esse é de um livro de receitas bem antigo da Nestlé, ele já faz parte da família.
A massa fica bem macia e feita com leite condensado o sabor é completamente diferente dos pães que vemos por aí.Vale muito à pena experimentar.
Vou passar os dois modos de preparo o feito manualmente e o feito na maquina de fazer pão.Você escolhe qual o método que mais combina com seu perfil e utiliza o fermento que estiver mais acessível.
As fotos não ficaram boas o que quase me fez desistir de postar a receita, o pão ficou tão cheiroso e macio que foi impossível esperar para tirar uma foto melhor.
Deixar de compartilhar com vocês esta maravilha seria um pecado por falta de uma boa foto.Espero que gostem.

Para preparar esta maravilha você vai precisar de:
1 lata de leite condensado
meia xícara de água morna
30 gramas de fermento fresco ou 10 gramas de fermento instantâneo ou duas colheres de fermento seco para pães
2 ovos
700 gramas de farinha de trigo (cerca de 5.1/2 xícaras)
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
500 gramas de mandioquinha (batata baroa) cozida e espremida
uma pitada de sal

1 gema misturada com uma colher de azeite para pincelar
açúcar granulado para polvilhar

Modo de preparo manual:
Com fermento fresco:
Numa tigela coloque 1/4 da lata de leite condensado e a água morna.Junte o fermento esfarelado e misture bem até dissolvê-lo.Junte cerca de 4 colheres de farinha de trigo misturando até obter uma massa mole.Cubra com papel filme e deixe crescer até formar bolhas, formando assim a esponja.
Em outra vasilha grande coloque o leite condensado restante, a manteiga, o sal, os ovos e a mandioquinha e misture bem.Junte a esponja e vá acrescentando a farinha e amassando até formar uma massa lisa e macia.Não acrescente farinha demais, procure respeitar as medidas, farinha demais deixará sua massa pesada e dura.Para evitar que fique grudando demais lave as mãos e seque bem.Polvilhe farinha levemente e role a massa para que ela fique solta.
Coloque em uma tigela e deixe crescer em local protegido.

Com fermento seco:
Dissolva o leite condensado com a água e dissolva o fermento seco ou instantâneo.Junte a manteiga, os ovos, a mandioquinha, o sal e comece a acrescentar a farinha.
Vá acrescentando a farinha e amassando até formar uma massa lisa e macia.Não acrescente farinha demais, procure respeitar as medidas, farinha demais deixará sua massa pesada e dura.Para evitar que fique grudando demais lave as mãos e seque bem.Polvilhe farinha levemente e role a massa para que ela fique solta.
Coloque em uma tigela e deixe crescer em local protegido.

Na maquina de fazer pão:
Coloque na cuba o leite condensado, a água e o fermento e misture com uma colher.
Acrescente os ovos, a manteiga, a mandioquinha, o sal e mais da metade da farinha.
Coloque a cuba na maquina e ligue na posição massa ou amassar.Vá ajudando com uma espatula e acrescentando a farinha conforme a massa for necessitando.A medida de farinha é suficiente, só tenha calma para acrescentar quando estiver quase no final a farinha.
Deixe amassar apenas até formar uma massa lisinha.Desligue a maquina feche a cuba e deixe crescer.

Modelagem:
Depois que a massa estiver crescida divida em duas partes iguais.Faça um rolo cumprido e una as duas pontas.Vá torcendo até formar um cordão torcido como se fosse uma corda.
Unte e enfarinha a assadeira e coloque o cordão formando uma rosca que preencha toda a forma.Repita a operação com a outra parte da massa.Pincele com a gema batida com azeite e polvilhe com o açúcar.Deixe crescer até dobrar de volume e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos ou até que esteja assado e dourado.

Fiz em assadeira de furo central para pudins.Este da foto fiz com recheio de doce de leite.
Um fim de semana cheio de bençãos e paz!

0 comentários:

Postar um comentário

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto