CASSATA


Oi meus amores.Com o Natal se aproximando resolvi trazer esta receita que é bem antiga, mas que nunca deixou de fazer parte do cardapio de muitas casas.É um sorvete leve, macio e muito saboroso.Fazia muito tempo que eu não preparava, com esse calor resolvi matar as saudades.

Para fazer esta receita você vai precisar de:
Calda:
4 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei 70% cacau)
9 a 10 colheres (sopa) de água fria

Cassata:
3 gemas
1 colher (sobremesa) de amido de milho (maizena)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha (se não tiver o extrato coloque essência ou as sementes)
1 lata de leite condensado
2 latas (medidas da lata de leite condensado) de leite frio

3 claras
5 colheres (sopa) de açúcar
2 caixinhas de creme de leite

Modo de preparar:
Em uma panela pequena coloque o chocolate e a água.Misture bem e leve ao fogo somente até levantar fervura.Apague o fogo e despeje na forma que será utilizada para a cassata.
Role a forma para que se espalhe por igual a calda.Se ela estiver muito grossa acrescente mais uma colher de água para que ela fique mais maleável.Reserve.

Em uma panela coloque o leite condensado, meça duas latas de leite e acrescente à panela, a baunilha, o amido e as gemas.Com um batedor de arame ou fuet misture muito bem para desmanchar as gemas e o amido.Depois que estiver bem misturado leve ao fogo mexendo até começar a engrossar, ficando um mingau mole.Retire do fogo.
Coloque água e gelo em uma bacia grande e coloque a panela com o creme dentro misturando para esfriar.Enquanto o creme esfria coloque na batedeira as claras com o açúcar e bata em alta velocidade até formar um merengue.Não precisa ser um merengue muito firme.Desligue a batedeira, acrescente o creme de leite e bata mais um pouco em baixa velocidade somente para misturar.
Retire da batedeira e acrescente o creme de baunilha que já deverá estar frio.Misture bem para que fiquem os dois cremes bem misturados formando uma mistura só.
Despeje na forma com a calda, cubra com papel alumínio ou plástico e leve ao freezer por no mínimo 6 horas.O ideal é de um dia pro outro.
Para desenformar você tem quatro métodos.
1- você coloca água quente em uma assadeira e coloca a forma dentro girando para que toda a superfície da forma da cassata pegue o calor e solte.
2- você umedece um pano de prato e aquece no microondas e vai cobrindo a forma com ele para que solte a cassata
3- se sua forma for de alumínio coloque sobre a chama do fogão em fogo baixo girando para que aqueça todos os lados e solte a cassata.
4- se a forma for de alumínio coloque de boca pra baixo sobre o prato que irá servir e com um maçarico vá aquecendo toda a superfície externa da forma.

Em todos os métodos você deve antes de iniciar passar uma faca em volta e no centro para soltar da forma.
Deverá prestar mais atenção à parte do furo central da forma, porque ela pode segurar a cassata mesmo as laterais estando soltas.
Para qualquer dos métodos sua cassata deverá estar completamente congelada.
Aconselho que utilize de alumínio, por ter usado uma de plástico fiquei sem muitas opções na hora de desenformar.
Nas fotos a minha cassata está bem durinha (congelada) mas na hora de servir deixe alguns minutos fora da geladeira antes de servir, igual ao sorvete de pote, ela ficará mais cremosa e a calda ficará líquida.

4 comentários:

  1. Olá Leia, adoramos essa receita, quase todo final de ano ela aparece para adoçar e refrescar nossos encontros! Obrigada pela lembrança!
    Bj e bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Merhabalar, ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderExcluir
  3. huuuum que delicia
    com o sol que apareceu por aqui hj poderia comer varia fatias dessa, heehhe.
    adorei.
    Beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esta sobremesa mas parece-me muito boa :)
    Gulosoqb

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto