BROINHAS DE FUBÁ


Olá meus amores!
Junho já chegou e com ele o dia dos namorados e as festas Juninas.
Os dias tem passado tão rápido que mal dá tempo de entender o que fazemos todos os dias porque já acabou e já está começando outro.Desse modo estamos perdendo o tempo para as coisas simples da vida e nos preocupando em fazer as horas esticarem, o que nunca conseguimos claro.Com isso terminamos cansados e frustrados por não conseguirmos realizar tudo que precisamos.
Mas é hora de ir pra cozinha e preparar uma deliciosa broa para acompanhar aquele café bem quentinho e parar um pouco no tempo para lembrar das coisas boas.
Esta receita eu desenvolvi ontem, já tentei tantas receitas de broas de fubá e nenhuma delas ficou macia e com o sabor que eu queria.Esta finalmente deu certo.
Vou tentar passar a receita direitinho, qualquer dúvida é só perguntar.

Para esta receita você vai precisar de:
30 gramas de fermento fresco ou 2 colheres (sopa) de fermento seco para pão
240ml de leite morno
2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
meia xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de fubá
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
erva doce à gosto (cerca de 1 colher de sopa)
1 colher (sobremesa) de óleo
farinha e fubá para polvilhar


Modo de preparo:
O segredo para essa receita dar certo é paciência.Você deve esperar o tempo de crescimento da massa.Ela precisa ser bem sovada, senão fica uma massa dura.Respeite as quantidades de farinha para que sua massa não fique pesada, seca e dura.Então vamos lá.
Dissolva o fermento no leite.Junte o açúcar, o sal, a margarina e os ovos.Misture bem.
Acrescente o fubá e bata bem com uma colher de pau ou fuet.Se preferir faça na batedeira, com o garfo de massa.Fica como uma polenta.
Acrescente então a farinha e a erva doce e passe a massa para a mesa.Neste momento você precisará dar uma boa surra na massa, rsrsrs, isso mesmo a massa ainda estará bem grudenta, aguente a tentação de acrescentar mais farinha.Raspe a mesa formando uma bola de massa e espalhe a colher de óleo sobre a mesa (ou pia).Levante a bola de massa até a altura da sua cabeça e com o movimento reto de cima para baixo jogue a massa na mesa.Faça isso várias vezes, você perceberá que a massa vai ficando mais leve e macia.Depois que repetir esse movimento várias vezes e perceber que a massa esta mais leve, espalhe pequenas quantidades de farinha sobre a mesa e amasse a massa sempre puxando as bordas para o centro.Repita esse movimento até que sua massa esteja bem lisinha.Acrescentando bem pouca farinha.
Espalhe fubá na mesa e gire a bola de massa nele.Coloque a massa envolvida em fubá em uma tigela e cubra com filme plástico para descansar.
Deixe a massa descansando por cera de 40 minutos a uma hora.Depende do clima que estiver em sua cidade.Ela deve crescer bem.
Depois de crescida, forme bolinhas de massa sempre puxando as bordas para o centro.Passe-as pelo fubá e coloque em assadeira levemente untada.
Cubra com um pano limpo e deixe crescer novamente por cerca de meia hora a 40 minutos.
Preaqueça o forno a 180ºC e leve as broinhas para assar até que estejam levemente coradas e assadas por dentro.Abra uma para verificar.Use sempre a grade do centro ou de cima do forno, nunca a de baixo.
O tempo de forno dependerá do tamanho das suas broas e do seu forno.
Obs: a farinha utilizada para polvilhar a mesa não deve exceder a quantidade de 1 xícara (chá) 
Para conservar suas broas macias por mais tempo, assim que esfriarem completamente guarde-as em pote bem tampado.


Para esclarecer o motivo das minhas fotos terem o nome do blog bem no meio delas.
A alguns anos atrás tive uma receita minha em um concurso, valendo um grande premio onde a pessoa não fez, não experimentou e nem tentou preparar a receita.Ela simplesmente pegou a foto e a receita e colocou no concurso.
Todos os dias me deparo com plagiadores, não se dão nem ao trabalho de retirar minha introdução quando digo que fiz para as visitas, para uma pessoa especial, etc.
Colocando o nome do blog na foto dificulta um pouco o plágio, é claro que nunca vamos conseguir exterminar os plagiadores, mas vou continuar tentando.
Obrigada à todos pela compreensão.

11 comentários:

  1. e que bonitas ficaram e de certeza bem deliciosas parecem me tão fofinhas.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. oi Léia ficou com uma textura super macia bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!
    Com o friozinho que hj está fazendo aqui, essa broinha ia me fazer muito feliz kkkk
    Bjsssss e uma tarde bem linda p/vcs

    ResponderExcluir
  4. Olá Leinha, menina que maravilha que ficaram suas broinhas. Me encantei demais!
    Sinceramente com esse aspecto ainda não tinha visto. Assim que tiver um tempinho vou fazer com toda certeza e venho te contar.
    Quanto ao tempo. Estou me sentindo assim mesmo, como vc. E realmente não faz bem nenhum.
    E em relação a marca d'água na foto, eu coloco bem viva. Pois tem gente que não tem o menor pudor em copiar e se apossar. E a gente que tem todo o trabalho fica a mercê desse tipo de pessoa aproveitadora.
    Bjinhos ao milhares.
    Mais uma vez nota 1000 pra boinha!

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei e com certeza tentarei fazer, humm, com café...fiquei com água na boca!
    Boa semana Léia.

    ResponderExcluir
  6. Léia querida adoro bria de fuba, porém, nunca consegui uma que ficasse ao meu gosto. Gostei muito da sua explicação, bem detalhada, e que o segredo é dar uma boa surra nela para ficarem macias e lindas como ficaram suas broinhas. Vou levar a receita e experimentar, e usar muito o muque, pois tem receitas que já vi que precisam ser batidas na batedeira com aquela pá especial para pães, o que não é o caso da minha. Se der certo venho te avisar. Adorei. E vc fez muito bem de colocar o nome do blog no centro das suas fotos, não atrapalha em nada os honestos e dificulta esse bando de gente desonesta. Beijinhos, um excelente feriado

    ResponderExcluir
  7. Que absurdo esse negócio de plagiadores --'
    Eu gosto bastante do seu site. E minha mãe é uma grande fã. Lembro que eu no aniversário do meu marido fiz o Bolo de churros do seu site.
    Quanto as Broas, eu simplesmente amo... <3 Faz séculos que não como uma broa decente, vou fazer essa receita. Venho para dizer como ficou . Boas férias =*

    ResponderExcluir
  8. Sabor de infância! Vou fazer, obrigada pelo carinho de compartilhar...

    ResponderExcluir
  9. Liga não Léia para os comentários. Sou mto grata a vc e a mtos blogueiros, q permitem que copiemos as receitas.Obrigada, Nádia.

    ResponderExcluir
  10. Huummm vou tentar fazer com certeza adoro tudo que vai fubá parabens

    ResponderExcluir
  11. Ah...parecem deliciosas! Vou tentar fazer! Obeigada!❤❤❤

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto