Olá meus amados.Me desculpem, mas é sim mais uma receita de pão.
Sou apaixonada por grissini e já fazia tempo que queria provar uma receita.E este foi o motivo da aquisição de mais um livro de receitas.
A fonte da receita é este livro, claro que dei uma adaptada de leve, mas passarei de acordo com o livro e junto o modo que preparei.
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite (usei 3 colheres)
1 cebola média picada (usei desidratada)
30 gramas de fermento fresco especial para pães ou 10 gramas de fermento seco instantâneo
430ml de água (1.3/4 de xícara) de água morna (usei 400ml)
500 gramas de farinha de trigo (3.1/3 de xícara) (usei cerca de 550 a 600 gramas)
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de gergelim
usei parmesão e ervas finas também
Modo de preparo:
Na receita original pede para dourar a cebola no azeite e deixar esfriar.Eu pulei esta etapa porque usei a cebola desidratada.
Dissolva o fermento em um pouco de água morna e deixe repousar alguns minutos.Apenas o tempo pra você separar todos os ingredientes.
Misture ao fermento o restante da água, o sal, o açúcar e o azeite.
Coloque um pouco de farinha nesta mistura e comece a mexer com uma colher .Passe para a mesa com farinha e comece a acrescentar mais farinha (adicione a cebola desidratada) amassando muito bem até formar uma massa lisa, macia e elástica.Forme uma bola e coloque em uma tigela untada com azeite e deixe crescer em ambiente morno até dobrar de volume, por cerca de 1 hora.
*Depois que cresceu eu dividi a massa em duas partes.
Em uma das partes eu acrescentei ervas finas e parmesão e a outra parte eu fiz normal passando apenas pelo gergelim.
Pegue porções da massa e enrole sobre a mesa levemente enfarinhada formando cordões finos na espessura do seu dedo mínimo.
A massa de gergelim eu fiz rolando sobre o gergelim para que ficasse com gergelim no centro também, dando assim sabor e crocancia.
Forme cordões e corte no tamanho desejado.Coloque em assadeira untada com azeite deixando espaço entre eles porque crescem .Deixe descansar cobertos com um pano enquanto você termina de preparar o restante da massa.
Comece a assar pela primeira assadeira que você preparou.
Leve ao forno preaquecido a 230ºc por cerca de 5 a 7 minutos, até dourarem levemente.
Deixe esfriar, se conseguir resistir.Aqui em casa comemos quentinhos, quase nem consigo fotografar, rsrsrs.
A espessura fica muito ao seu gosto.Mas gordinhos ou mais fininhos.
Os mais fininhos ficam mais crocantes.
Se os seus grissinis ficarem molinhos, é só voltá-los ao forno por alguns minutinhos que ficarão crocantes e fresquinhos novamente.
Guarde-os em potes bem tampados para que não fiquem murchos.
São ideais para servir em coquetéis com patês, como acompanhamento de sopas e saladas, ou apenas para beliscar enquanto aguarda o preparo da comida.
Na maquia de fazer pão:
Coloque na cuba da maquina a água, o fermento, o sal, o açúcar e o azeite.Acrescente 500 gramas de farinha de trigo e coloque a maquina para amassar.Acompanhe este processo e vá adicionando um pouco mais de farinha para desgrudar a massa da cuba.
Na minha maquina esta medida de ingredientes deixou uma massa muito grudenta que prendia o batedor, por isso fui acrescentando lentamente colheres de farinha de trigo e adicionei mais 1 colher de azeite para ajudar a maquina a soltar a massa e conseguir sová-la.
Quando atingi o ponto de massa ainda mole mas que não prendia o batedor parei de acrescentar mais farinha.
Deixe a maquina amassar e aquecer levemente.Quando ela parar de bater e começar a aquecer.Desligue a maquina e deixe a massa descansar dentro da cuba que estará levemente morna.Descanse a massa até encher a cuba.
Retire a massa da maquina e faça do mesmo modo que feito à mão à partir do trecho que tem este símbolo*.
Te desejo um ótimo dia!
Léia, que delícia de sugestão! Adorei a receitinha... já imprimi para poder fazer! Hehe
ResponderExcluirQueria te convidar a ver uma postagem no meu blog. Conhece a loja online CASADICOR? Precisa conhecer! Tem muita coisa legal pra casa. :)
Beijinhos, Pri
http://www.receitaesperta.com.br/
Oi Vanderleia!!! Sou apaixonada por grissini, mas nunca tentei fazer em casa, os seus ficaram lindos!!! Beijos! =)
ResponderExcluirNossa estou querendo e muito fazer essa receita para poder usar no meu aniversário.
ResponderExcluirValeu
Abraços
Kelly
Parece bem gostoso Leia! Vou levar a receita!
ResponderExcluirBjs
Mel
Não peça desculpa! Pão é muito bom. Queria eu ter alguém em casa que preparasse um pãozinho todos os dias. Hmmmmm.... Esse grissini tá uma delícia. Acho que dá para adicionar parmesão ralado na massa. Ainda tentarei. Beijos.
ResponderExcluirolá adorei a receita, sei que é antiga a postagem, mas se você souber por favor poderia me informar o rendimento dessa massa que você preparou...quantos palitinhos você conseguiu fazer com essa massa?
ResponderExcluirolá adorei a receita, sei que é um publicação antiga, mas se você conseguir lembrar me informa quantos palitinhos conseguiu fazer com essa massa, por favor.
ResponderExcluir