BOLO DE FUBÁ COM IOGURTE

Esse bolo faz sucesso à muito tempo aqui em casa, mas desta vez resolvi colocar uma calda de caramelo por cima, ficou bom, mas pode fazer sem a calda que é sucesso garantido.
Faz tanto sucesso que até a Laika, subiu na cadeira para ser servida, olha ela no cantinho atrás do rolo de papel toalha, rsrs.

Ingredientes:
03 ovos
1.1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo (usei de canola)
1 pote de iogurte natural (usei coalhada, não tinha  iogurte)
1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
sementes de erva doce opcional (eu coloquei) fica bem perfumado, se não gostar faça sem

Preparo:
Bata as claras em neve e reserve.Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.
Adicione o óleo e o iogurte e bata mais um pouco.Junte o fubá e a farinha e bata muito bem.Junte o fermento e as claras e mexa delicadamente com uma colher.Adicione a erva doce e misture.Unte a assadeira com margarina e polvilhe com uma mistura de fubá e açúcar, isso formará essa casquinha crocante por fora do bolo.
Despeje a massa na assadeira e leve ao forno preaquecido até que esteja dourado e assado.Faça o teste do palito.Se você enfiar um palito ou garfo no bolo e ele sair limpo está assado.Retire do forno e deixe amornar.Desenforme em seguida.

Para a cobertura eu utilizei um pacotinho de cobertura de caramelo que vem na pipoca para microondas.Aqueça com uma colher de leite e despeje sobre o bolo.Ficou deliciosa.
Meu filho queria pipoca de microondas salgada e só tinha um pacote de pipoca doce com cobertura de caramelo.Disse para ele fazer a pipoca sem a cobertura, ele perguntou o que eu faria com a cobertura, aqui está.Eu deveria ter esperado ela esfriar um pouco mais antes de despejar sobre o bolo.
Esse bolo fica extremamente macio por dentro e com essa casquinha crocante por fora.Ideal para lanches, café da manhã e chás da tarde.

35 comentários:

  1. Oi Léia querida. Senti sua falta e acabei de me alegrar com este post novinho. Adoro bolos. É o que mais sei fazer na cozinha. rsrs.
    Querida, ainda não desisti de ver você alcançando o sucesso que merece. A última vez que nos falamos foi no post passado sobre o seu 'FACEBOOK do blog' lembra? E você disse que iria procurar alguém para lhe dar uma assessoria. Fiquei super feliz. Léia, se eu soubesse como fazer upgrade em blogs eu faria para você de graça, só para te ver deslanchar, acredite. Tenho até receio de alguém pensar que eu tenho algum interesse tendo em vista essa minha insistência. Sou advogada, e de coração, quero apenas ver seu sucesso, pesquisei seu blog intensamente, salvei quase todas as receitas, reconheci o seu talento e o mais importante: creio que DEUS me pediu para te dar esse empurrãozinho. Pois querida, é um desperdício esse talento todo que você tem fora de uma comunidade que confere tanta visibilidade e projeção como o FACEBOOK. Hoje tomo a liberdade de mencionar Deus, pois no post passado percebi que você é uma pessoa cristã, e eu também sou.
    Estive tendo umas ideias. Realmente é fundamental que você tenha alguém que entenda de blogs para te auxiliar a fazer um upgrade, colocar umas tags, mudar o visual, e até quem sabe alterar o nome. Existem alunos das faculdades ligadas a curso de Informática que podem te ajudar sem cobrar nada, pois isso para eles é OPORTUNIDADE. É um caminho. Outra ideia é você ir ao SEBRAE e perguntar se existe esse serviço de upgrade e contratar.
    Outra coisa importante é minha querida estudar um pouquinho quais são alguns segredos que tornam um blog de culinária um sucesso. Eu pesquisei e descobri que por exemplo postar 1 receita a cada 2 dias. Dá uma olhada nesses 2 blogs: http://www.andreaquitutes.com/ e http://www.cozinhandocomjosy.com/ . Perceba que sobretudo no primeiro, da Andrea, ela tem parceria com produtos. E é remunerada por isso, claro. E tudo com dignidade, pois a pessoa digna e honesta não vai avalizar um produto em que ela não confia. Isso vai da integridade da culinarista, e integridade é algo que sobra em você, Léia. Ninguém precisa conhecer você pessoalmente para detectar isso.
    Enfim, querida, é isso. Desculpe ter escrito um verdadeiro ‘jornal’ aqui no seu espaço, mas botei na cabeça que vou ver seu sucesso, e essas coisas só Deus mesmo é que explica!
    Que Deus te abençoe cada vez mais !!!
    Aguardo seu retorno.
    Muitos beijos,
    Carol Gutierrez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol minha linda,(nome da minha filha) também quero fazer sucesso, mas tenho também pasciência e tudo vira na hora certa.Fico muito feliz que você me deseje tanto bem.
      Quando eu fizer sucesso me lembrarei de você.Pode deixar que logo eu conseguirei uma pessoa para me ajudar.Tenho tido umas propostas de ajuda muito caras e como dependo do meu marido ja viu né.Mas tenha pasciência qe logo se ajeita.Obrigada minha querida, suas palavras de incentivo são motivo de força e vontade de continuar.Beijos e que sua vida seja repleta de sucesso e alegrias.

      Excluir
  2. Olá, Léia!!
    Que delícia, hein? Ficou com uma cara deliciosa!
    Adorei!

    Beijos!
    Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid, seja muito bem vinda.Fico feliz com sua presença.Obrigada querida.Beijos e um lindo dia.

      Excluir
  3. LÉIA o teu ficou ficou lindo e o interior parece-me bem macio.
    Uma fatia seria um pequeno almoço perfeito.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi São, ficou bem macio e perfumado.Beijos querida.Que seu dia seja maravilhoso.

      Excluir
  4. Bom dia querida Leia, o bolinho está um primor,sabes que também adoro o aroma da erva doce? Essa calda que colocaste, deu-lhe por certo outra vida, gostei muito pois sou gulosa:)
    Beijinhos amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Duxa querida.A calda deu um toque especial sim e a erva doce para quem gosta dispensa comentários né.Obrigada querida pela presença.Beijos .Tenha um lindo dia.

      Excluir
  5. Oi Léia! Que receitinha boa! O bolo parece bem fofinho!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, fica bem fofinho mesmo.Obrigada querida, um ótimo dia pra você.

      Excluir
  6. qué rico, te quedó precioso, Leia, bsts guapa!!!

    ResponderExcluir
  7. Amiga,
    bolo de fubá com um cafezinho bem quentinho.....hummmm...bom demais!
    Na casa da minha mãe não falta bolo de fubá e café, ela sempre faz p/ o lanche da tarde.
    O seu ficou fofinho e tem gostinho de quero mais!

    Que as bençãos de Deus esteja sempre em seu lar!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga querida, também adoro bolo de fubá com um cafezinho fresquinho.Obrigada Andrea e que a paz do Senhor esteja sempre contigo também.Beijos querida.

      Excluir
  8. Leia q ótima receita! Gostei muito!
    Bjsss
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel, estava sentindo sua falta.Adoro sua presença.
      Obrigada querida e que seu dia seja maravilhoso.

      Excluir
  9. Oi amiga,

    Que bolinho lindo e apetitoso. Estava mesmo a cobiçar uma fatia para o meu lanche (vou saborear virtualmente eheheh).

    Bjnhos e uma semana maravilhosa.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi manuela, dá pra fazer rapidinho.São poucos ingredientes e com um final surpreendente.Beijos querida e que sua semana seja muitissimo abençoada.

      Excluir
  10. Que bolo bom. Gosto nuito bolo iogurte e esse deve ter ficado ainda melhor com o aroma da erva doce.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Huumm, bolo de fubá é irresistível e este com iogurte fica especialmente bom. A foto me fez ter vontade de fazer um também, rsrs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly minha querida, faz sim não ira se arrepender.Depois me conta como ficou, rsr.sBeijos e tudo de bom.

      Excluir
  12. oi amiga este bolo é divino mesmo aqui em casa como o gabrile minhan mãe tem problema de lcatose eu faço a maioria sem leite mesmo .e sabe fica perfeito .. o seu esta maravilhoso parabens amiga tenho receita de pão bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sadhia minha querida.Ainda tenho que me adaptar em fazer as receitas subistituindo o leite.Depois de tantos anos fazendo as mesmas receitas a gente vicia e fica relutante em muda-las.Mas devagar eu chego lá.Beijos querida e tudo de bom.

      Excluir
  13. Hummm... que bolo lindo Léia! Super macio e com certeza delicioso. Nunca fiz de fubá com iogurte... muito saboroso!!beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maisa, vale à pena experimentar.O iogurte deixa a massa mais leve e bem macia.Dá umidade.Não fica aquele bolo de fubá seco.Beijos querida é um prazer ve-la por aqui.

      Excluir
  14. Querida Léia! estou de regresso das minhas férias!! Tanta saudade de te visitar e me babar com as tua delícias! Adorei esse bolo!! Vou levar uma fatia, posso?

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Catarina, pode levar até duas fatias.Estou feliz com seu regresso, seja bem vinda.Senti saudades.Beijos querida e uma linda noite.

      Excluir
  15. Léia minha amiga querida, se tem um bolo que gosto é de fubá. Tem bolo mais gostoso pra acompanhar um chá ou café? E se tem iogurte na massa é certeza de maciez total. Adorei a dica da cobertura de caramelo. Ficou lindo seu bolo, manda um pedaço manda amigaaaaa. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amada, se pudesse mandava até um bolo inteiro.Você sabe o quanto te gosto e faria um só para você.Obrigada por sua presença sempre amiga.Beijos e uma linda noite.

      Excluir
  16. Léia minha linda que bolo maravilhoso..
    Ele me parece úmido e deve ter ficado maravilhoso..
    Confesso que já comi bolo de fubá e não me agradei muito não, porque estava seco, sabe daqueles que esfarelam?
    O seu me parece saboroso..
    Hummm quero tentar agora..
    Um beijo carinhoso e uma noite mais que linda..

    Ps: adorei a ideia do caramelo

    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheilinha querida, esse eu garanto que não fica seco.Também não gosto de bolo de fubá seco e duro, esse fica macio e úmido.Quando fizer me conta o que achou de verdade.Beijos minha linda e uma noite maravilhosa.

      Excluir
  17. Me gusta Léia, tiene un aspecto delicioso ¡tendré que probarla!
    Un besiño

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milia, prove e depois me conta como ficou.Beijos querida.

      Excluir
  18. Que bolinho tão convidativo, amiguinha, parece tão fofinho e se for húmido por dentro então é que eu me perderia por ele ! :-)

    Tem um aspecto incrível e a calda de caramelo ficou aí a matar ! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isabel, é sempre boa sua visita.Beijos querida, seja sempre bem vinda.

      Excluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto