SALGADOS DE MANDIOCA COM CARNE SECA E QUEIJO

Primeiramente quero agradecer o apoio das amigas de blog que me deram o maior apoio quanto à minha dificuldade em preparar comidas de festa.Foi tão bom o apoio que renderam duas receitas hoje.:) Obrigada amigas.
Essa massa eu criei hoje, ainda não tinha feito dessa maneira.
eu uso sempre xícara de 240ml

Ingredientes:
1 kg de mandioca pesada já cozida  com sal
130gs de margarina
200ml de água
1 cubo de caldo de galinha
2 xícaras (chá) cheias de farinha de trigo
2 gemas (reserve as claras)

Recheio:
carne seca demolhada, cozida e desfiada
cebola bem picadinha
um fio de azeite
cheiro verde à gosto

cubos de queijo

Para empanar:
claras de ovo
farinha de rosca

òleo para fritar

Preparo:
Cozinhe a mandioca até quase se desmanchar.Eu fiz na mesma panela que cozinhei a mandioca.
Depois dela cozida e ainda quente, a minha já estava quase sem caldo, peguei o amassador de batatas e amassei a mandioca até reduzí-la a purê bem amassado.Adicionei a margarina e misturei até se derreter quase que completamente.Juntei a água e o cubo de caldo e acendi o fogo.Quando começou a querer ferver juntei a farinha de uma só vez e mexi vigorosamente até que a massa se soltasse completamente da panela, cozinhe por mais um tempinho.Retire a panela do fogo e adicione as gemas uma por vez e mexa vigorosamente até que não consiga mais ver as gemas.Volte a panela ao fogo e cozinhe até que a massa ganhe consistência de bem cozida e mais firme.Ela fica macia ainda, não endurece, só encorpa mais um pouco.Retire da panela e deixe esfriar em uma travessa coberta com um pano de prato.
Prepare o recheio
Depois  de cozida a carne desfie-a com as mãos.Eu utilizei parte da carne da feijoada de ontem, pois não utilizei toda a carne no preparo da feijoada.Refogue no azeite a cebola bem picadinha até ela ficar transparente.Junte a carne desfiada e mexa até tomar gosto.Apague o fogo, adicione o cheiro verde e misture bem.Se quiser adicione um pouco de molho de pimenta.Deixe esfriar.

 Montagem:
 Comece untando as mãos com um pouco de óleo.

Faça um disco de massa  na palma da mão, e coloque o recheio no centro.
Vá puxando as laterais da massa para o centro até que ela se feche.Se quiser bolinha faça redonda, se quiser coxinha feche puxando o biquinho.
Aperte bem o recheio para que não fique com ar.Se ficar com ar estourará na fritura.
Depois de modelados vá melando as mãos com as claras e esfregando em todo o salgadinho, e colocando em travessa com a farinha de rosca.Empane muito bem todos os salgados.
Se quiser congelar é nesse momento que deverá fazê-lo.A assadeira deverá estar com os salgados separados como na foto.Cubra com plástico e leve ao freezer até que congelem.Depois de congelados, acomode-os em saquinhos, feche-os e conserve congelado por até 6 meses.
Quando for fritar descongele antes.

Em uma panela pequena com óleo até pouco mais da metade frite os salgados no máximo 5 de cada vez até que esteja bem dourados.Preaqueça bem o óleo antes de colocar os salgados.
Se você estiver fazendo uma festa com muitos convidados coloque várias panelas paa fritar, não fica bom fazendo em tacho grande.Só se você tiver um fogão industrial.
Essa é a coxinha de carne seca.
Esse é o croquete de queijo.



Se você não gostar de carne seca e não quiser fazer só de queijo, recheie as coxinhas com carne moída refogada com cebola, tomate e cheiro verde.
Fiquei imaginando recheado com queijo coalho deve ficar bom também.
Bom apetite.

2 comentários:

  1. Precisa começar o dia assim Léia??
    Meu Deus!!! srsr
    Minha amiga que eu nunca comi coxinha de carne seca, mas como amo carne seco fico imaginando o quanto o sabor deve ser maravilhoso...
    Nossa!!! Eu comeria algumas rssrsr
    Amei... amei..
    E essa bolinha de queijo.. ai que tudo de bom.
    Beijinhos e uma semana mais que linda viu?

    ResponderExcluir
  2. Amada, agora você pode comer.É só acompanhar a receita e você irá se apaixonar.A 5 anos atrás fiz uma festa em casa e servi coxinhas de mandioca com carne seca e risoles de camarão com catupiry, quem esteve na festa se lembra até hoje.Me perguntam qdo darei outra festa como aquela.Rsrs.Tá dificil né amiga.Beijos e uma semana mais que abençoada pra você.

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto