VOCÊ SERIA CAPAZ DE SE MUDAR PARA UM LUGAR ONDE NÃO CONHECE NINGUÉM?

 


Oi meus amores. Saudades de aparecer por aqui.

Antes de começar, o texto vou explicar que não estou fazendo este post para gerar nenhuma polêmica ou dar lição de moral pra ninguém. Estarei apenas compartilhando meus pensamentos e experiências vividos nesses últimos anos.

Vim falar sobre um assunto que vejo muito nas redes sociais. As pessoas se perguntam se você teria coragem de se mudar pra um lugar onde não conhece ninguém. E em seguida dizem que é um sonho de consumo fazer isso.

Venho dizer que eu fiz isso a 6 anos, foi o motivo da minha ausência do blog e de tantas mudanças na minha vida.

Com toda decisão, vem as consequências e mudanças, muitas vezes tão radicais que não estamos preparados pra isso.

Se o motivo do seu desejo de sumir pra um lugar onde ninguém te conheça for emocional, dificuldades de conviver consigo mesmo, desista. Você irá junto e todos os seus problemas e dificuldades de aceitação ou equilíbrio emocional também estarão na bagagem.

Se está com seu casamento desgastado, precisando de novidades. Desista. Os problemas conjugais irão nas caixas junto com a mudança.

Se o problema for de convivência com seus vizinhos. Acredite, a menos que se mude para um lugar deserto, terá que lidar com outros vizinhos e seres humanos são praticamente iguais em todos os lugares. Então é melhor vc resolver seu problema de conviver com as pessoas onde vc está.

Se está de saco cheio de lidar com problemas familiares, com as cobranças, as fofocas, intrigas, desentendimentos, cansada de ter todo o trabalho nas festas familiares, desista.

Acredite, no início vc sente até um alívio porque não tem mais ninguém te ligando pra cobrar uma atitude, presença, ou qualquer outra coisa. "Agora vc está longe" e tem uma justificativa pra se ausentar. 

Se está decepcionada com suas amizades, seus amigos não são o que vc esperava e isso dói. Por isso quer ir pra longe e conhecer pessoas novas. Desista. A decepção irá com vc e vai doer por muito tempo ainda.

Então vamos ao meu caso.

Casada a 26 anos, com problemas conjugais, problemas com vizinhos, problemas familiares, traição de amigas e uma depressão gigantesca. Parecia que o mundo tinha desabado sobre a minha cabeça, tudo ao mesmo tempo. Sem falar nos problemas de saúde do marido.

A grande chance apareceu. Ele foi chamado pra trabalhar no interior, uma cidade tranquila, com natureza linda. A grande chance, claro. A solução de todos os problemas. Finalmente poderemos fugir, recomeçar, deixar tudo pra trás. 

Quem sabe lá eu faço amigos verdadeiros. 

Quem sabe lá meu esposo se torne uma pessoa mais calma

Quem sabe lá eu me esqueça de todos os problemas, deixe tudo pra trás e recomece do zero

Quem sabe lá a família me visite mais, afinal é um lugar bonito, agradável, de paisagens lindas

Quem sabe lá a saúde dele fique melhor

Quem sabe

Mas pra isso terei que deixar tudo pra trás, vender casa, deixar meus eventos, meus amigos, minha família, toda a minha história. 

Valerá à pena, é um preço justo pelo retorno.

Quando vc chega no lugar novo está tão ocupada com a casa nova, as coisas pra colocar no lugar, conhecer a cidade, tentar fazer amizade com as pessoas. São tantos afazeres que não dá tempo de perceber o tamanho da mudança.

Quando os afazeres acabam vem a realidade. Agora não tem mais jeito. Será apenas vc e sua família. Não tem mais os amigos pra te visitar e nem vc poderá ir vê-los, afinal vc se mudou pra muito longe e a vida de todos é muito corrida, requer muito tempo pra conseguirem se encontrar.

A família também está ocupada, todos tem sua casa, trabalho e tudo mais pra se ocupar. Mal tem tempo pra eles mesmos.

O carro quebra, não tem mais seu mecânico de confiança de tantos anos.

Você está doente, não tem pra quem ligar pra pedir ajuda, apoio.

Você está internada no hospital pra fazer uma cirurgia séria e grave, seus filhos estão na recepção do hospital,  completamente sós, não tem mais amigos e parentes por perto.

Não tem mais o vizinho chato que estava sempre disposto a estender a mão nos momentos de necessidade ou emergência

Você começa a sentir saudades de tudo. Do vizinho chato, da reclamação da família, da correria pra receber os amigos para o churrasco de final de semana.

Da ligação das amigas pra desabafar ou apenas jogar conversa fora.

Do encontro apenas pra um café e uma conversa.

Claro que vc fará novos amigos. Mas nenhum deles te conhecerá tão bem quantos os amigos de tantos anos, de tantas convivências. De tantas festas e fotos juntos. Aliás as fotos, essas serão praticamente evitadas pra não aumentar a falta de tudo isso.

Quando vc chega em um lugar novo ninguém te conhece, não sabem do seu caráter, do seu coração e muito menos da sua capacidade. Você terá que começar do zero nisso também.

Meu casamento acabou depois de um ano de mudança. Acabei descobrindo que o problema não era o lugar e sim a pessoa. Trouxemos todos os problemas na bagagem. E aqui longe de tudo e de todos, quase que em uma quarentena porque éramos apenas nós, descobri que não conhecia completamente quem eu vivi por 26 anos.

Hoje trabalho muito pra manter a casa, mal consigo cozinhar pra consumo próprio, quem dirá pra postar no blog. Sempre amei fazer isso. Mas a vida muda e toma a direção que tem que tomar e nós vamos nos adaptando com as mudanças e sentindo falta do que se viveu. Dos momentos, das pessoas, dos lugares, de tudo que faz parte desse arquivo chamado memória.

Dos sonhos deixados pra trás

Você deve estar perguntando: ela ficou louca? Fica falando da vida pessoal na internet e dizendo esse monte de besteiras. Pra quê?

A finalidade desse post é mostrar que eu vivi uma quarentena antes de tudo isso e a lição que eu tirei dela é que fugir dos problemas não adianta nada.

Ir pra um lugar diferente não resolve os problemas

Quem te dá valor em um lugar continuará te dando valor e te fazendo feliz.

Quem te faz sofrer e te deixa triste, fará isso em qualquer lugar

Resolva seus problemas hoje, agora, onde vc está. Não fique esperando ocasiões especiais ou lugares diferentes pra fazer isso. Você pode não ter mais tempo.

Sinto saudades de compartilhar minha vida, minha cozinha e tudo mais que compartilhamos por todos esses anos. Sinto saudades das minhas amigas de mais de 20 anos que hoje em dia mal consigo falar com elas.

Trabalho com atendimento e lido com pessoas o tempo todo 6 dias por semana. Chego em casa tão cansada que só quero um pouco de silêncio e paz. Por isso não falo mais com tantas pessoas pela internet. Meu carinho permanece o mesmo por todos vocês. Meu tempo e disposição é que mudaram.

Não esperem uma cidade nova, ou uma vida nova pra ser feliz. Aceite sua vida, as dificuldades e tudo que aparecer. Enfrente e resolva. Fugir só adiará a solução de tudo isso.

Faça uma reflexão consigo mesmo e tente ficar em paz primeiro com vc pra depois ficar em paz com os outros.

Se ame e ame quem está sempre ao seu lado. Isso muda em um instante!

Deus abençoe à todos e tenha misericórdia da humanidade e nos cure dessa doença.

Amo vocês!


3 comentários:

  1. Querida Vanderleia
    Achei seu post muito corajoso. Todas as suas reflexões mostram que você está no caminho certo, tenha fé e logo encontrará a serenidade que tanto necessita.
    Que Deus a ilumine e abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga entendo você perfeitamente bjs

    ResponderExcluir
  3. Caramba, estou chorando com seu texto.Mudei de estado e é tudo exatamente como vc disse.Hoje me sinto tão sozinha, só tenho chorado...Quero voltar pra minha cidade

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto