MINI CROISSANT (Não folhado)

 



Oi meus amores. Saudades de vocês. Resolvi voltar com uma receita de pão, vocês sabem como gosto de fazer pães. Esse pãozinho fica bem gostoso, macio e lindo.

Para fazer essa receita você vai precisar de:
500 gramas de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
2 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de margarina
10 gramas de fermento seco para pães (biológico) ou 15 gramas de fermento fresco
200ml de leite morno
1 ovo
mais uma colher de margarina

Para pincelar 
1 gema de ovo
um pouco de leite

Modo de preparar:
Em uma tigela coloque o ovo, o açúcar, o leite, a margarina, o fermento, o sal, o leite em pó e 300 gramas de farinha de trigo. Comece a misturar com a ajuda de uma colher firme. Vá mexendo muito bem, comece a bater até formar uma massa grudenta mas sem grumos ou caroços de farinha. Passe para a mesa untada com óleo e comece a sovar essa massa grudenta. Acrescente mais um pouco de farinha e vá esticando e voltando essa massa, vá soltando com uma espátula. Vai dar um pouco de trabalho, mas vale à pena. Vá esticando e juntando essa massa até ela começar a ficar clara. Cerca de uns 10 minutos. Acrescente a colher de margarina que está na receita e amasse mais um pouco e comece a acrescentar a farinha restante e continue amassando até a massa soltar das mãos. Só adicione mais farinha do que pedido na receita se for muito necessário. Forme uma bola e coloque em uma tigela polvilhada com farinha. Deixe crescer por uns 40 minutos ou até dobrar de volume.


Polvilhe um pouco de farinha na mesa e coloque metade da massa. Abra com o rolo fazendo um retângulo cumprido com 8 dedos de largura. O tamanho dependerá do tamanho que você vai querer seu croissant. Fiz os meus nessa medida. Não deixe a massa fina e nem grossa demais.

Com um cortador de pizza ou faca corte triângulos mais ou menos do mesmo tamanho. Se quiser use uma régua para ficarem todos iguais.


Comece a enrolar os croissants pela parte mais larga do retângulo


Vá enrolando até chegar ao final na parte mais pontuda


Deixe a pontinha virada para baixo

Coloque-os em uma assadeira untada com óleo

Cubra com filme plástico ou pano e deixe crescer novamente 


Abra a outra metade da massa e repita o processo. Coloquei todos na mesma assadeira.
Misture muito bem a gema com o leite e pincele os pães.
Acenda o forno e leve os pães para assarem a 180 graus. Coloco os pães no forno sem  pré aquecer para que os pães ainda cresçam mais um pouco antes de assarem. O tempo de forno varia de acordo com seu forno e o tamanho dos croissants. Cerca de 25 a 30 minutos de forno. Verifique se estão corados. Se necessário abra um para ver se estão do seu gosto.




O cheirinho de pão quentinho pela casa é irresistível




2 comentários:

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto