ARROZ CARRETEIRO NO DISCO DE ARADO


Oi meus amores. Hoje trago um arroz carreteiro feito no disco de arado. Tinha vontade de fazer essa receita a algum tempo e neste final de semana passeamos em Uberaba e realizei finalmente minha vontade. As fotos não ficaram muito legais por causa da iluminação, mas pode acreditar o sabor ficou bom demais. Vou passar as quantidades mais ou menos, não precisa seguir à risca, você pode aumentar ou diminuir os ingredientes.

Para fazer essa delícia você vai precisar de:
1 quilo de carne seca cortada em cubos pequenos, dessalgada e cozida
2 linguiças calabresa em cubos
400 gramas de bacon sem o couro picado em cubos
6 tomates picados
4 cebolas grandes picadinhas
6 dentes de alho picados
1 cenoura grande ralada
arroz cozido à gosto
1 maço de cheiro verde picado
chimichurri
orégano
pimenta calabresa à gosto
azeite

Modo de preparar:
Aqueça bem o disco de arado, coloque azeite no centro e o bacon, frite muito bem até derreter a gordura e dourar.Puxe o bacon para as laterais do disco e coloque a linguiça no centro para fritar. Você deverá mexer sempre pois pode grudar ou queimar.Quando a linguiça estiver frita puxe-a para as laterais do disco.Acrescente a carne seca e frite-a um pouco.Puxe para a lateral do disco.

 Coloque a cebola para fritar até murchar, junte o alho e refogue até dourar.Acrescente os tomates picados e a cenoura e refogue até murchar.Misture todos os ingredientes no centro do disco  e refogue mais um pouco. Tempere com os condimentos e em seguida vá acrescentando o arroz e misturando com os demais ingredientes, sempre com movimentos de baixo para cima, para que se misturem mas sem ficarem grudados. Acrescente o cheiro verde picado e sirva em seguida.

Usei mais ou menos 4 copos americanos de arroz cru, rendeu bastante, servindo 15 pessoas.
Não coloque muito óleo e sal no arroz pois o refogado já tem tempero e oleosidade o suficiente.
Para dessalgar a carne seca corte-a, lave bem e deixe na água por algumas horas. Troque a água umas duas vezes.Costumo fazer na noite anterior. Coloque-a na panela com água e ferva por uns cinco minutos para retirar o excesso de gordura e sal e em seguida troque a água e cozinhe-a em panela de pressão por alguns minutos. O tempo de cozimento varia de acordo com a qualidade da sua carne seca.

Um comentário:

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto