PÃO DE MANTEIGA



Oi meus amores. Continuo apaixonada por pães e essa receita ficou deliciosa. O pão ficou macio e úmido. Dá até pra comer puro sem nada. Usei manteiga de garrafa, mas você pode usar manteiga amolecida que vai dar certo do mesmo modo.

Para fazer essa delícia você você vai precisar de:
1 ovo
2 colheres (sopa) de fermento eco biológico ou 30 gramas de fermento fresco para pão
200 g de creme de leite
50 ml de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa ou de manteiga amolecida
1 colher (chá) de sal
3.1/2 (três e meia) xícaras (chá) de farinha de trigo
leite para pincelar
sementes de chia ou gergelim para polvilhar (opcional, você pode fazer sem nada por cima)

Modo de preparar:
Na maquina de fazer pão:
Coloque os ingredientes na maquina começando com os líquidos e terminando com a farinha. Ligue a máquina na posição amassar e deixe ela trabalhar até parar de bater e aquecer. Desligue a máquina e deixe a massa crescer. Abra a massa na mesa enfarinhada e forme um rolo. Coloque na forma untada coma margarina e deixe crescer novamente até dobrar de volume. Pincele com o leite e polvilhe as sementes por cima. Leve ao forno a 180ºC até que fique assado e dourado.Espere esfriar para desenformar.

Preparo manual:
Em uma tigela coloque o ovo, o fermento, a manteiga, o creme de leite, o açúcar, o sal e o fermento. Adicione um pouco de farinha e com a ajuda de um fuet ou batedor mexa muito bem os ingredientes até formar um creme esbranquiçado. Acrescente o resto da farinha e na mesa ou pia levemente polvilhada de farinha amasse bem a massa até que ela fique leve e macia. Forme uma bola e deixe crescer em tigela tampada e em lugar protegido do vento.
Abra a massa, forme um rolo e coloque na forma untada com margarina. Cubra e deixe crescer novamente até dobrar de volume. Pincele com e leite e  espalhe as sementes por cima. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que fique assado e dourado.
Espere esfriar para desenformar.
Fatie e sirva.

2 comentários:

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto