BOLO DE CHOCOLATE (COM MUUIITO CHOCOLATE)



Olá amados.Que a paz esteja com vocês.
Ontem foi feriado e também foi o aniversário de 15 anos da minha filha.Ela não quis festa, preferiu fazer um passeio e me pediu este bolo.Ela gosta de sabores meio amargos, sem ficar doce dimais.Eu fiz com chocolate meio amargo para atender o paladar da aniversariante, se você gosta de sabores mais adocicados é só trocar o chocolate meio amargo por chocolate ao leite.Estes ingredientes rendem um bolo alto e pequeno, você pode aumentar a receita para fazer bolos maiores.
A receita é bem fácil.
Você vai precisar de:
Massa:
xícara utilizada como medida de 240ml
4 ovos
1.1/2 (uma e meia) xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó solúvel (ou 3/4 de xícara de cacau em pó), não deve ser achocolatado por conter açúcar 
240ml de água fria
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda:
400ml de água
2 colheres (sopa) de açúcar 

Recheio de trufa: 
600 gramas de chocolate picado (utilize um chocolate de boa qualidade, não pode ser chocolate fracionado)
400 gramas de creme de leite (utilizei duas caixinhas porque vem sem soro)
2 colheres (sopa) de conhaque

Cobertura:
250 gramas de chocolate picado
200 gramas de creme de leite 

morangos para decorar opcional
Eu utilizei os morangos apenas na decoração para evitar que ele azedasse o bolo, se quiser colocar como recheio seu bolo terá duração de apenas dois dias, porque o morango solta líquidos que podem azedar o bolo por não ter sido cozido
Sem os morangos este bolo dura tranquilamente 5 dias na geladeira se estiver bem embalado.Pode ser congelado por dois meses.

Modo de preparo:
Comece pela calda.Misture o açúcar com a água e leve ao fogo até ferver.Apague o fogo e deixe esfriar completamente.Se quiser leve à geladeira para utilizar gelada.

Massa:
Ligue o forno para aquecer enquanto bate a massa, a 180ºC.
Coloque os ovos com o açúcar na batedeira e bata por cerca de 5 minutos em velocidade alta.
Quanto mais bater melhor ficará seu bolo.Enquanto os ovos batem misture em uma peneira a farinha, o cacau e o fermento.Peneire tudo junto e utilize na massa.
Depois que os ovos estiverem muito bem batidos, retire-os da batedeira e termine o processo à mão.Vá adicionando alternadamente a água e a mistura de pós mexendo delicadamente para seus ovos não perderem o ar que ganharam enquanto foram batidos.
Misture muito bem para não ficar nenhum grumo de secos e nem liquido sem ser misturado. Unte com margarina uma assadeira de preferência de fundo removível e polvilhe com farinha de trigo.Espalhe a massa e leve ao forno para assar.Cerca de 35 minutos ou até que enfiando um garfo ou palito no centro ele saia limpo."Se seu bolo já estiver bonito e dourado mas ainda estiver cru no centro faça o seguinte, mas tem que ser rapidinho sem deixar seu bolo pegar muito ar frio.Corte um pedaço de papel alumínio e cubra o bolo sem retirá-lo do forno, diminua a temperatura do forno e deixe por mais alguns minutos".
Depois que estiver assado retire do forno e deixe esfriar.

Trufa: 
Coloque em uma tigela o creme de leite e o chocolate picado (como já disse no inicio da postagem utilizei chocolate meio amargo, mas se você preferir pode utilizar o blend ou ao leite).Miture os dois ingredientes e leve ao microondas por 1 minuto em potência alta.
Retire do microondas e misture muito bem principalmente no centro da tigela.
Volte por mais um minuto e misture bem.Se ainda não estiver derretido volte por mais 30 segundos.Misture bem e acrescente o conhaque.Misture novamente muito bem até agregar completamente o conhaque.Deixe esfriar para utilizar.Não espere ela ficar firme, somente espere esfriar misturando de vez em quando para que ela continue uniforme.

Montagem:
Desenforme o bolo e corte-o ao meio dividindo em dois discos.
Volte a parte de baixo do bolo para a forma e umedeça com metade da calda.Espalhe a trufa de maneira uniforme e cubra com a outra metade do bolo.Pressione sem fazer muita força para unir as massas ao recheio e umedeça com o restante da calda.Cubra e leve à geladeira por algumas horas.De preferência de um dia para o outro.

Cobertura:
Coloque o chocolate e o creme de leite em uma tigela e leve ao microondas por 30 segundos.Misture e volte novamente por mais 30 segundos e assim até conseguir derreter completamente.Isso deverá ser feito poucos minutos antes de ser utilizado.
Espere esfriar bem e ficar um pouco mais consistente sem ficar firme, isso facilitará na hora de cobrir o bolo sem que escorra completamente.
Passe uma espátula em volta do bolo para soltá-lo da forma e retire o bolo.
Coloque em um prato e espalhe a cobertura.
Despeje metade da cobertura na parte de cima do bolo e deixe-a escorrer para as laterais.
Com uma faca ou espátula vá espalhando a cobertura que escorre cobrindo toda a lateral do bolo.Despeje o resto da cobertura por cima e repita o processo aproveitando para cobrir onde ficou sem cobertura.Decore à gosto e leve à geladeira até ficar firme e gelado.

Dica:  
Se você não tem forma de aro removível você fará o seguinte:
Asse seu bolo normalmente e depois que ele estiver frio, desenforme-o sobre papel manteiga.
Pegue um plástico limpo e grande e forre sua forma, a mesma que assou o bolo.Corte o bolo ao meio dividindo em dois discos, coloque a parte de baixo do bolo de volta na assadeira arrumando bem dentro do plástico, molhe com a calda e faça tudo conforme explicado acima na montagem com forma de fundo removível.Feche e leve à geladeira.Na hora de desenformar você vai virar o bolo de cabeça para baixo no prato deixando o bolo sair com o plástico, só tome cuidado para não deixar o plástico por baixo do bolo, entre o bolo e o prato.Retire o plástico com cuidado e decore seu bolo normalmente.
A assadeira que utilizei mede 21cm de largura po 7cm de altura.Se quiser um bolo mais largo e baixo utilize uma assadeira maior.

   

4 comentários:

  1. Leia minha querida,
    15 anos uma idade tão linda e tão especial!
    Que Deus abençoe sua filha, que ela seja muito feliz junto a toda família!
    Esse bolo está uma loucura, massa, recheio e cobertura perfeitos!

    Bjs no seu ♥

    ResponderExcluir
  2. Bolo perfeito! Lindo, tentador e bem guloso :)
    Muitos parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia! Fiquei babando na foto q vc postou :)
    Top mesmo, além de lindão!
    Beijocas

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto