BOLO DE CHURROS

Olá meus amores, estou de volta cheia de saudades de todos.Espero que tenham passado bem o Natal.Que a paz de Cristo esteja com todos vocês.Estou voltando aos poucos porque ainda não consegui colocar tudo em ordem, mas sempre que der venho colocar uma receita nova.
Vendo tantos bolos de churros pela internet resolvi fazer a minha versão.Modéstia à parte ficou muito bom.Espero que vocês gostem.A receita é bem simples e super fácil.

Ingredientes:
Massa:
(a xícara que usei como medida tem 250ml)
4 ovos pequenos ou 3  ovos grandes
meia xícara (chá) de açúcar cristal ( ou 1 xícara de açúcar refinado)
meia xícara (chá) de leite (125ml)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó

Calda:
250ml de água
3 colheres (sopa) de açúcar
licor de canela (opcional) 1 colher de sopa

Recheio:
800 gramas de doce de leite de boa qualidade ou duas latas de leite condensado cozido em panela de pressão por cerca de 35 minutos (tome cuidado só abra a lata depois que estiver bem frio seu leite condensado)

Cobertura:
500ml de creme de leite fresco bem gelado
3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:
Comece pela calda:
Leve a água com o açúcar ao fogo até levantar fervura.Apague o fogo e junte o licor.Espere esfriar e leve à geladeira para que fique geladinho.

Massa:
Ligue o forno e unte com margarina uma assadeira de fundo removível de cerca de 24cm e polvilhe com farinha.
Coloque na batedeira os ovos com o açúcar e bata até formar uma espuma clara e fofa.
Enquanto isso peneire em uma tigela a farinha, o fermento e a canela misturando os 3 ingredientes de maneira a ficarem bem distribuídos entre si.
Com a batedeira ainda ligada vá acrescentando a mistura de secos e alternando com o leite e batendo até incorporar todos os ingredientes.Essa parte é bem mais rápida, você só deve bater até acrescentar tudo.Retire da batedeira e misture com uma colher para que tudo fique bem misturadinho.Despeje na assadeira e leve ao forno até que fique assado, cerca de 25 minutos.Para saber o tempo de forno espete depois de 20 minutos um garfo no centro do seu bolo se ele estiver sequinho e limpo está assado.Se estiver ainda mole asse por mais alguns minutos voltando a verificar o centro novamente.
Retire do forno e espere esfriar um pouco.
Desenforme o bolo retirando o fundo.Corte com uma faca o meio do bolo no sentido horizontal dividindo em dois discos de massa.Retire a parte de cima e volte o fundo com a outra metade de massa para a forma.Umedeça com metade da calda e espalhe 2/3 do doce de leite em toda a superfície do bolo de maneira uniforme e farta (gosto de bolo bem recheado).Cubra com a outra metade da massa e aperte levemente para que a massa se una ao recheio.Regue com a outra metade da calda, espalhe o doce de leite restante por cima alisando bem com uma colher e leve o bolo à geladeira até que fique bem geladinho.Cubra-o para levar à geladeira.

Cobertura:
Coloque o creme de leite fresco bem gelado na batedeira e ligue-a em velocidade baixa.Acrescente o açúcar e vá aumentando a velocidade da batedeira.Bata somente até formar o chantilly.Com o creme de leite fresco é necessário ter cuidado ao bater pois se passar do tempo ele vira manteiga.São apenas alguns minutos para que ele vire chantilly.Por isso é melhor parar a batedeira e verificar o ponto, misture para que tudo bata por igual e volte novamente.O ponto é de creme espesso, formando desenhos com o batedor.Ficou espesso e ao levantar a colher e virar um pouco ele se mantém está no ponto.
Desenforme o bolo e coloque-o em um prato.Coloque o chantilly em um saco de confeitar e decore seu bolo à gosto. Optei por fazer rosas separadas para que o doce de leite ficasse à vista.
Volte o bolo à geladeira até o momento de servir.
É uma excelente sugestão para o ano novo ser bem docinho.
Eu uso um doce de leite que não é muito doce e já vem super cremoso, se seu doce de leite for doce dimais ou firme dimais acrescente algumas colheres de creme de leite e misture bem, ele ficará menos doce e mais cremoso.

DESEJO UM FIM DE SEMANA MARAVILHOSO ACOMPANHADO DA PROTEÇÃO E DAS BENÇÃOS DE DEUS.


4 comentários:

  1. oi Léia já está de casa nova aqui no interior seja muito bem vinda e o dia que estiver passando pela cidade que moro e só avisar e venha me visitar bjs Rosinha

    Um Ótimo Ano para você e sua familia

    ResponderExcluir
  2. passei para desjar um feliz fim de ano e um feliz 2015 com tudo de bom bjs

    ResponderExcluir
  3. Leia querida, ficou sensacional este bolo!!! Ele é muito delicioso mesmo! Que vocês tenham um ano maravilhoso, com saúde e muita prosperidade. Saudades mil!!!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa noite. Você disse que usu um doce de leite não muito doce. Poderia dizer qual é? É porque adoro doce de leite mas acho muito doce e queria saber de um menos doce, mas bem gostoso. Grata

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto