NAKED CAKE DE TRUFA

Olá meus amados, espero que estejam todos bem.
Hoje trago meu primeiro teste de Naked Cake.Como foi o primeiro fiz em versão bem pequena, não quis me arriscar em fazer um grande.Este foi feito para o aniversário de 14 anos da minha filha, coloquei tudo ao seu gosto.Ela escolheu tudo, desde a massa até o recheio e cobertura.Ficamos satisfeitas com o resultado.
Usei um pacote de massa pronta para petit gateau e o resultado foi uma massa parecida com um brownie.Aqui em casa nunca provamos Naked Cake justamente por gostarmos de bolo bem recheado, molhadinho e com cobertura.Para resolver esta questão resolvi fazer uma massa um pouco mais firme e molhá-la com uma calda.
Vou passar como eu fiz, mas se você não gostar da receita original como criei, fica aqui uma ideia para seu naked cake tradicional.

Ingredientes da massa:
1 pacote de mistura pronta para petit gateau (usei essa aqui da marca Nita)
2 ovos
60 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
160 ml de leite
4 colheres (sopa) de licor de cacau (opcional)

Ingredientes da calda:
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de açúcar

Ingredientes da trufa:
500 gramas de chocolate ao leite picado (pode usar misturados ao leite e meio amargo)
1 lata (395g) de creme de leite
2 colheres (sopa) de conhaque

Ingredientes do chantilly:
500 ml de creme de leite fresco bem gelado
2 colheres (sopa) de açúcar
confeitos de chocolate e gotas de chocolate para decorar, você pode usar raspas ou frutas

Utencílios:
papel manteiga
margarina
cacau ou chocolate em pó
2 formas de fundo removível com 18 centímetros (medi o fundo da forma)

Modo de preparo:
Coloque a manteiga na batedeira e bata rapidamente para que ela se incorpore à massa.
Desligue a batedeira e acrescente o preparo de petit gateau, os ovos, o leite e o licor.Volte à batedeira e bata novamente até formar uma massa homogênea.
Corte um circulo de papel manteiga do tamanho do fundo de sua assadeira.Unte o fundo da assadeira com margarina, forre com o papel e unte novamente o papel manteiga e as laterais da forma com margarina.Polvilhe com cacau ou chocolate em pó retirando o excesso.
Faça isso com as duas assadeiras.Divida a massa em partes iguais e leve ao forno preaquecido a 180ºC até que enfiando um palito no centro ele saia limpo.
Eu não tenho duas assadeiras do mesmo tamanho, por isso fiz da seguinte forma:
Misturei muito bem a mistura para petit gateau para garantir que a divisão fosse igual nos ingredientes.Dividi o preparo em duas porções e fiz usando metade dos ingredientes restantes (30gr de manteiga, 80ml de leite, 2 colheres de licor, 1 ovo).Espalhei na forma e assei.Retirei do forno e desenformei sobre um prato, lavei a assadeira e repeti o processo para fazer o outro bolo.
Deixe esfriar bem suas massas para montar seu bolo.

Calda:
Misture a água com o açúcar e ferva rapidamente.Deixe esfriar completamente para usar.De preferência que esteja gelada.
Você pode incrementar sua calda com casca de maçãs, laranja, canela ou outras especiarias, mas eu prefiro esta calda neutra para que  não interfira no sabor do bolo.

Trufa:
Corte o chocolate em pedaços pequenos e coloque em uma tigela.Leve ao microondas em potência média de 1 em 1 minuto, mexendo muito bem a cada minuto até que seu chocolate fique completamente derretido e uniforme.
Depois de derretido adicione o creme de leite com o soro e misture muito bem até incorporar completamente e ficar homogêneo.Adicione o conhaque e misture bem.
Deixe descansando sobre a pia e vá misturando de vez em quando até que sua trufa fique mais encorpada para ser usada no saco de confeitar.Não leve à geladeira.

Chantilly:
Deixe seu creme de leite ficar bem gelado.Coloque na tigela da batedeira e ligue em baixa velocidade, acrescente o açúcar e vá aumentando a velocidade da batedeira e bata até que forme um chantilly firme, mas ainda macio.

Montagem:
Desenforme as duas massas de bolo.Coloque-as uma ao lado da outra e veja se estão do mesmo tamanho e retas.Se não estiverem, com uma faca vá cortando e igualando o melhor que puder.
Coloque uma das massas no prato de servir com a parte do fundo virada para cima, retire o papel manteiga.
Regue com um pouco da calda.
Coloque a trufa em um saco de confeitar com o bico redondo liso, sem detalhes e faça bolinhas esticadas, como as da parte de cima do bolo na foto, faça isso em toda a borda do bolo e em seguida preencha o centro do bolo com a trufa.
Espalhe algumas gotas de chocolate em toda a superfície do bolo (usei meio amargo), coloque o outro bolo por cima, também com a parte do fundo virada para cima.Retire o papel manteiga, molhe com a calda e repita o processo com a trufa.
Coloque o chantilly em outro saco de confeitar com o bico de sua preferência e decore à gosto.Coloquei apenas por cima da trufa na parte central para que ficasse evidente a decoração da trufa.
Você pode usar o chantilly restante para acompanhar o bolo na hora de servir.
Decore à gosto e sirva.
Este bolo não deve ser guardado na geladeira.Se não for servir logo após seu preparo, deixe para acrescentar o chantilly no momento de servir.

RECEITA RETIFICADA.

Que sua vida seja gloriosamente iluminada por Deus!







3 comentários:

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto