Aqui em casa adoramos queijo coalho, mas se você não tem acesso a esse tipo de queijo poderá se utilizar de outro tipo como o queijo minas, queijo prato ou mesmo mussarela.
Estes bolinhos só tem um problema, você não consegue comer apenas um.Por isso aqui em casa frito aos poucos para que não terminemos de uma vez com a remessa toda.
Ideal para acompanhar uma cervejinha ou refrigerante bem geladinhos.
Ingredientes:
xícara de 240ml
800g de mandioca
100gs de manteiga ou margarina
200ml de água
1 cubo de caldo de legumes
2 xícaras (chá) cheias de farinha de trigo
orégano e salsa picadinhos
água gelada
farinha de rosca para empanar
queijo coalho em pedaços para rechear
Modo de preparo:
Cozinhe a mandioca na panela de pressão com sal e água até que fique se desmanchando.
Retire da água e esprema.Meça o mesmo caldo em que cozinhou a mandioca para preparar a massa.
Volte o caldo medido e a mandioca espremida para a panela e leve ao fogo adicionando a manteiga, o caldo de legumes e o orégano.Misture até levantar fervura.
Quando começar a ferver adicione a farinha de trigo de uma só vez e mexa vigorosamente até que se forme uma bola de massa cozida e que se solte da panela.
Não tenha pressa de retirar a massa para que ela cozinhe e não fique com gosto de farinha crua.Vá amassando com a colher e virando a massa para que cozinhe por igual.
Adicione a salsa e misture bem.
Passe a massa para uma vasilha, cubra com um pano limpo e deixe esfriar completamente.
Depois que a massa estiver bem fria, pode ser na geladeira, unte levemente as mãos com margarina e sove a massa até que ela fique lisinha.
Lave suas mão, seque-as e unte novamente com margarina.
Comece a modelar os croquetes.
Pegue porções de massa e abra na palma da mão, coloque um pedaço de queijo no centro apertando bem a massa em torno do queijo para retirar o ar.Depois de bem apertadinha e grudada a massa no queijo modele os croquetes.Tome cuidado para cobrir todo o queijo com a massa para que não estoure na hora de fritar.
Repita essa operação com toda a massa.Eu usei aquele queijo coalho que vem em espetos para churrasco e cortei cada queijo em 3 partes.Fiz algumas bolinhas com queijo prato para quem não gosta de queijo coalho também saborear tranquilamente.
Depois de enrolados, encha uma vasilha com água gelada e passe rapidamente cada croquete pela água gelada e em seguida pela farinha de rosca.Não use a mesma mão molhada para manusear os croquetes na farinha.Empane bem de todos os lados e coloque em uma vasilha.
Depois de empanar todos os salgados frite-os em bastante óleo bem quente, 3 de cada vez para que não fiquem encharcados.
Deve conter óleo suficiente para cobrir os croquetes.
Se você quiser congelar é só colocar a vasilha com os croquetes dentro do freezer e depois que estiverem bem firmes coloque-os em saco bem fechados.
Congelam perfeitamente por até 3 meses.
Na imagem dos salgados empanados você poderá ver algumas bolinhas que fiz com queijo prato.
Rendem cerca de 25 a 30 croquetes dependendo do tamanho que você fizer.
O queijo coalho é um queijo mais firme por isso ele não fica completamente derretido, mas o sabor vale muito à pena.
AMANHÃ AS 18 HORAS ACABAM AS INSCRIÇÕES PARA O DOCE SORTEIO, CLIQUE NA IMAGEM DA LATERAL DIREITA E SE INSCREVA.AINDA DÁ TEMPO.BOA SORTE.
estao mesmo com um super aspecto adorei o interior que da logo agua na boca humm bjs bfs
ResponderExcluirLéita, se tem uma coisa que tenho paixão, são bolinhos, e croquetes, Adoro, e de massa de mandioca é uma delicia. Gostei muito da sua massa, vou salvar essa receita, gosto sempre de testar as receitas de bolinhos. Agora o que gostei mesmo foi o recheio de queijo coalho, nunca fiz, deve ter ficado uma delicia. Adorei. Beijinhos, ótimo domingo e excelente semana miga
ResponderExcluirLéia querida,
ResponderExcluiraqui em casa tbm todos gostam do queijo coalho.
Seus croquetes estão de babar, arrasou!
Bjs, fique com Deus ♥
Que delicia de croquete
ResponderExcluir