ANTEPASTO DE BERINJELA

Adoro berinjela e essa receita fica ótima e dura vários dias, quanto mais tempo na geladeira melhor fica.

Ingredientes:
óleo
1 cebola grande 
1 abobrinha
3 berinjelas médias
1 pimentão vermelho em tiras bem finas
1 pimentão amarelo em tiras bem finas
azeitonas
cheiro verde picado
sal

Molho:
vinagre
azeite
orégano
pimenta calabresa (opcional)

Preparo:
Sempre me perguntei como as cantinas italianas conseguiam cortar tudo em tirinhas tão finas.Até hoje não consegui, mas depois que descobri que o processador rala a berinjela, olha como ficou a minha.
Rale no processador, ou se você tiver o dom de cortar bem fininho corte, a cebola, a abobrinha e as berinjelas.Coloque as berinjelas raladas em uma tigela com 1 colher cheia de sal e cubra com água.Enquanto isso termine de fatiar e ralar o restante.Reserve.
Aqueça uma panela com óleo e doure a cebola.Esprema em peneira a berinjela e enxague para retirar o excesso de acidez.Deixe-a bem sequinha.Adicione ao refogado de cebolas e misture bem.Junte então a abobrinha, os pimentões e misture muito bem.Deixe refogar rapidamente.Adicione então um pouco de sal, o cheiro verde e as azeitonas..Retire do fogo e acondicione em uma tigela que contenha tampa.Misture em uma vasilha à parte o azeite, o vinagre e os condimentos.Despeje sobre as berinjelas e misture bem.Deixe esfriar completamente e leve à geladeira.A quantidade de azeite e vinagre é você quem escolhe.Mais azedinho ou menos.

Obs: você pode adicionar uvas passas sem sementes, azeitonas pretas, alcaparras, etc.

Pode ser usado sobre fatias de pão italiano, como acompanhamento de carnes assadas, ou no preparo de sanduiches.Você é quem escolhe como saborear.


21 comentários:

  1. Léia, que ótima receita menina! Eu estava realmente querendo fazer um antepasto de berinjela e achei sua receita perfeita!
    Beijos, Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, essa receita é muito fácil e saborosa.Quando fizer me conta como ficou.Adorei ter você por aqui.Um final de semana iluminado pra você.Beijos querida.

      Excluir
  2. Léia que delícia..
    Berinjela é sempre muito bem vinda né?
    Adoro..
    Nunca fiz antepasto, mas acho delícia..
    Como sempre receitas maravilhosas.
    Beijinhos e uma ótima noite..
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila, é sempre uma alegria ver você por aqui.Adoro suas mensagens.Tenha um final de semana abençoado.Beijos querida.

      Excluir
  3. Uma receita óptima e fácil de fazer, tudo o que leva legumes para mim é bom :)

    beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarina, já esto tão acostumada em ve-la por aqui, que se você faltar ficarei sentindo falta.Adoro recebe-la.Um final de semana abençoado querida.

      Excluir
  4. Olá Léia. Eu também sou muito fã de berinjela. Acho só que eu trocaria a abobrinha, não me dou muito bem com ela, rsrs. A ideia de colocar alcaparra é ótima :)

    Bom sábado. Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, é só fazer sem a abobrinha que ficará bom do mesmo modo.Não deixe de fazer por esse motivo.Adoro ter você aqui querida.Tenha um final de semana abençoado.

      Excluir
  5. Que maravilha Léia... gosto imenso de uma entrada assim com legumes.
    Bjokas e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Romy, adorei te receber aqui.Adoro suas visitas.Um final de semana abençoado querida.

      Excluir
  6. Eu gosto muito de antepasto de berinjela, faz algum tempo eu postei uma receita com ricota e antepasto para servir em copinhos, os "verrines" ficam deliciosos e super charmosos! O seu ficou muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crika, preciso conferir se tenho essa receita.Adorei a idéia.Prazer recebe-la querida.É sempre bom.Tenha um final de semana abençoado.

      Excluir
  7. Ah, ficou lindo cortado bem fininho! E ficou clarinho, vc descasca a berinjela, né? O meu geralmente fica mais escuro por causa da casca. Adorei a dica do processador :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, engano seu a minha berinjela esta com a casca.
      Ela ficou clarinha por causa do processo da salmoura e espremer na peneira.A água com sal fica bem escura porque retira essa acidez da berinjela.Quando você espreme na peneira e passa pela água ela fica bem clarinha.Pode colocar bastante sal que ela não ficará salgada.Esse é o segredo.Adorei ter você por aqui.Um domingo abençoado.Beijos querida.

      Excluir
    2. Poxa, Léia, que surpresa! Vou guardar esse post para meu próximo antepasto e vou experimentar esta técnica. Obrigada!!

      Excluir
  8. Mmmmmmmmmmm me encanta. Tiene un aspecto delicioso.

    Besos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia, que alegria ve-la por aqui.É uma receita muito saborosa.Seja sempre bem vinda.Beijos querida e uma semana abençoada.

      Excluir
  9. Olá cheguei até aqui, através do Blog da Sheila! Adorei seu espaço! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, seja bem vinda.A Sheila é uma querida.Volte sempre que quiser, sinta-se em casa.Beijos e uma semana abençoada.

      Excluir
  10. Aqui está uma entrada bem invulgar e de todo super apetitosa !! Nunca fiz, mas vou levar a sua receita comigo, penso que o pessoal cá da casa vai gostar... :-)

    Está com óptima aparência, amiga Léia !

    Beijinho grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel, fique à vontade para levar a receita.Me conta depois como ficou e se a turma gostou.Beijos querida e tudo de bom.

      Excluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto