BOLO DE BRIGADEIRO COM PASTA AMERICANA E ANIVERSÁRIO DE UM ANO DO BLOG

Hoje faz um ano que resolvi abrir o blog.Nunca imaginei que traria tantas mudanças e surpresas na minha vida.Conheci pessoas maravilhosas e algumas se tornaram amigas de infância.É uma troca de experiências e carinho que palavras são pequenas para expressar o tamanho de tanta alegria e amizade.Meu muito obrigada, que cada ano a mais sejam mais amizades e alegrias acumuladas.

Ingredientes:
Massa: xícara medida de 240 ml
4 ovos
1.1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó (não pode ser achocolatado)
1 xícara (chá) de água fria
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
2 latas de leite condensado
200gs de chocolate picado (usei metade ao leite e metade meio amargo- blend)
1 caixinha de creme de leite
Cobertura:
pasta americana
corantes da Mago
cortadores de flores da Mago
açúcar impalpável

glacê real:
1 clara de ovo
caldo de meio limão coado
250gs de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:
Bata os ovos com o açúcar na batedeira até que fique claro e fofo.Quanto mais tempo bater melhor resultado terá.Misture o fermento, a farinha e o chocolate em pó em uma peneira e vá peneirando sobre os ovos batidos e intercalando com a água e mexendo com batedor ou colher.Não bata na batedeira.Misture bem e despeje em assadeira untada com margarina e polvilhada com farinha.Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um garfo ou palito ele saia limpo.Retire do forno e deixe amornar para desenformar.
 
Recheio:
Coloque o leite condensado e o chocolate picado em uma panela e leve ao fogo mexendo sem parar até chegar ao ponto de enrolar, que desgrude do fundo da panela.Retire do fogo e misture o creme de leite mexendo muito bem.Deixe esfriar.

Montagem:
Desenforme o bolo, forre a forma com plástico, corte o bolo ao meio, volte o fundo para a assadeira, molhe com calda, suco, refrigerante ou apenas água adoçada.Espalhe o recheio, cubra com a outra metade da massa e molhe novamente apertando bem para que tome o formato da assadeira.Cubra e leve à geladeira até o dia seguinte.
Decoração:
No dia seguinte desenforme o bolo e deixe-o em temperatura ambiente para que tire o excesso de umidade.
Polvilhe a mesa ou bancada com açúcar impalpável e comece a amassar a pasta americana até ela esteja macia e lisinha.Abra com o rolo sobre a bancada polvilhada com açúcar impalpável e vá virando e abrindo com o rolo sempre polvilhando com o açúcar.Abra a massa em formato bem maior que o bolo.Enrole a massa já aberta no rolo e coloque sobre o bolo ajeitando bem e alisando.Se seu bolo estiver sem aderência, antes de aplicar a pasta espalhe por todo o bolo geléia, ou doce de leite ou gel para bolos.Aplique a pasta aberta e alise bem.Com cortador de pizza redondo corte as laterais do bolo retirando o excesso.Alise bem, deixando bem coladinho ao bolo.


Com corante em gel dê a tonalidade que você preferir à sua pasta americana amassando bem e usando açúcar impalpável até chegar na tonalidade e textura necessária para modelar as flores.
Eu usei vermelho Natal da mago.


Abra a pasta com o rolo sobre bancada polvilhada com açúcar impalpável, corte com cortador redondo, e com as pontas dos dedos vá esticando e dando formato mais fino e modelando as rosas.Faça com quantas partes quiser, dependerá do tamanho da rosa que você quiser modelar.
Corte a parte de baixo da base das rosas e com o glacê real cole-as sobre o bolo.Repita o processo com as folhas.Tinja com corante verde, corte-as com cortador de folhas e com o auxílio de palitos de dente faça os detalhes da folhas.

Glacê real:
Misture todos os ingredientes e bata na batedeira até atingir o ponto de cobertura de marshmalow.Coloque em saquinho descartável da Mago com bico liso e utilize.
OBS:
Não se esqueça de manter a pasta americana envolvida em plástico enquanto está utilizando a outra parte, porque ela resseca em contato com o ar.Se isso acontecer volte a amassá-la até que fique molinha novamente.
O glacê real também deve ficar embalado em plástico para que não endureça.
Decore à gosto, use sua criatividade.

Aqui deixo mais algumas ideias de flores, obviamente você fará com outras cores, fiz com a massa que sobrou do meu bolo.
Estas florzinhas foram colocadas nas laterais do bolo.







 

Com um palito vá fazendo as cavidades das pétalas e modele fechando e ajeitando as pétalas formando assim uma flor.Depois dê o acabamento com pistilos no centro.Eu não tinha por isso não coloquei para demonstrar.

Espero que vocês tenham gostado, pois foi meu primeiro bolo com pasta americana.Eu não fazia bolos em pasta para vender, eu fazia apenas algumas flores e bichinhos para enfeitar os bolos da família.

AINDA DÁ TEMPO DE PARTICIPAR DO SORTEIO DO MEU ANIVERSÁRIO E CONCORRER AO DELICIOSO KIT DE PRODUTOS DA BALKIS.PARTICIPE.CLIQUE NA IMAGEM DO SORTEIO NA LATERAL DIREITA DO BLOG.BOA SORTE.


31 comentários:

  1. Ficou tão lindo!!!
    Parabéns pelo aniversário do blog, que venham mais aniversários :)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Querida Léia
    Parabéns pelo aniversário do blog!
    Que comemoração maravilhosa, com esse bolo lindo e especial!
    Que venham muitos e muitos aniversários!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Uau! Que lindo bolo Léia! Gostei mesmo muito!
    Os meus parabéns ao blogue e a si. ;)

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
  4. Parabéns amiga, o bolo está lindo! A confeiteira aqui está dando no 10 hehehe....pelo carinho com o seu blog, que esta data se multiplique e tenha vida eterna com suas delícias! Beijinhos carinhosos...

    ResponderExcluir
  5. Oi Léia. Seu bolo ficou lindo!! Que capricho, e ainda é de chocolate, hummmm, que delícia!

    Parabéns pelo aniversário do blog e que venham muitos outros aniversários sempre com gostosuras :)

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  6. Felicidades¡¡¡¡¡ y que cumplas muchos mas¡¡¡, un pastel maravilloso para celebrar este primer año, besos

    ResponderExcluir
  7. Minha querida amiga parabéns por este primeiro aniversário e fico muito feliz de poder participar desta comemoração contigo e que venham muitas outras, o bolo está mais que lindo muito caprichado e delicioso, adorei, bom final de semana, beijos !!!

    ResponderExcluir
  8. ficou mt bonito parabens e que venhao mtos mais bjs bfs

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde minha amiga querida!
    Pra mim é um grande prazer tê-la como minha amiga, é muito
    gratificante mesmo essa troca de carinho, respeito e amizade,
    tenho muito carinho por vc, e vc mora no meu ♥.
    Hoje estamos em sintonia, hehehe! O seu bebezinho está fazendo
    1 aninho, o meu é um bebê mais velhinho, rsrsm, mais tem muito
    que engatinhar e aprender tbm.
    A cada dia a gente sobe um degrau, a vida é um sobe e desse e um
    ensinamento a mais ao qual aprendo com todas vcs.

    FELIZ ANIVERSÁRIO, QUE ESTE CANTINHO ILUMINADO TENHA MUITOS E
    MUITOS ANOS DE EXISTÊNCIA!

    Beijinhos, bom fds!

    ResponderExcluir
  10. Esqueci de dizer o bolo ficou lindoooo!
    Eu já vou levar a minha fatia!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga Léia, fico muito feliz de poder estar aqui comemorando com vc 1 ano de blog, 1 ano de delicias, e 1 ano de carinho que sempre recebi de vc, uma pessoa que considero maravilhosa, amiga, irmã,verdadeira e tão carinhosa. Parabéns minha amiga, muitas felicidades para o seu blog, que venham muitos e muitos anos de sucesso, cada vez mais sucesso. Seu bolo ficou maravilhoso, lindo, delicado, e não duvidei nem por 1 minuto que com a habilidade que vc tem, por ser a primeira vez que vc trabalha com pasta americana, que seu bolo não ficaria lindo como ficou. Parabéns novamente, pelo bolo, pelo blog e pela pessoa linda por dentro e por fora que vc é. Bjocas

    ResponderExcluir
  12. Amiga, que luxo.........
    Sensacional é a palavra certa p/ o teu bolo.
    Léia, foi muito bom mesmo conhecer você e esse cantinho maravilhoso.
    Parabéns p/ esse aninho de blog.

    Bjsssssssssss querida e um FDS super iluminado e abençoado

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo aniversário do Blog e pelo bolo, Léia!
    Está lindo e deve ser delicioso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Catia, Léia, Aurea,Nina, Fabiana, Marijose, Sol, Isa, Andrea, Josy, Dinha e Lina, obrigada à todas vocês por este carinho.Ter vocês aqui comigo neste dia tão especial faz tudo valer à pena.Obrigada, espero que estejamos todas juntas por um longo tempo.Beijos meninas, obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Felicidades querida Léia, por este primer aniversario, y espero que celebremos muchos más, para poder disfrutar de recetas tan maravillosas como esta que nos brindas hoy...me ha encantado.
    Un beso amiga, y buen fin de semana

    ResponderExcluir
  16. Que bolo lindo que ficou
    Parabéns pelo 1 aniversário do blog
    bom final de semana
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Léia que bolo lindo, só podia ser para uma deliciosa comemoração!Desejo vida longa para seu blog, que muitas delícias e novas amizades surjam todos os dias desse espaço!Parabéns!!
    Bj,

    ResponderExcluir
  18. Miguinha linda, parabéns pelo niver do seu blog!
    Como já disse foi um dos primeiros que conheci e já aprendi muito por aqui. Suas receitas sempre maravilhosas e muito bem explicadas e você uma querida sempre. Parabéns :)
    E esse bolo ficou maravilhoso, adoro com recheio de brigadeiro.
    Beijão e um maravilhoso fds!

    ResponderExcluir
  19. Que lindo bolo Léia!!!!!!!!!Quero desejar muitos e muitos anos para esse lindo e deliciosos blog, que todas nós suas seguidoras e parceiras adoramos, viu!!!! Suas receitas sao sempre maravilhosas,e você sempre muito simpática e atenciosa!!!!Parabéns, parabéns, parabéns!!!!! Bjos e um ótimo final de semana!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. léia querida esta divino este pap amei mesmo a filhota deve estar sde sentindo a fotografa kkkk amei esta lindo mesmo bjão grandes

    ResponderExcluir
  21. Já sei que venho com atraso Léia, mas nao podia deixar de felicitar-te por este aniversario!!! E que venham mtos mais!!
    Olha, adorei o teu bolinho!! O bolo brigadeiro é magnifico, mas aquilo que em deixa encantada, mesmo, é a pasta americana!! Que coisas mais lindas se fazem!! E olha como ficou o teu bolinho!! MAravilhosooooo!
    Adorei!!!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderExcluir
  22. Oi minha linda.. essa semana foi super corrida, mal entrei no bloguito.. mas consegui chegar aqui..
    Mesmo atrasada eu queria deixar o meu carinho..
    Dizer que desejo ao seu Bloguito muitos e muitos anos de comemoração ainda..
    Porque você é uma pessoa maravilhosa.. que nos encanta com suas receitas, com seu carinho..
    É uma mulher guerreira que nos ensina por demais da conta..
    Eu amo babar em suas receitas..

    O bolo ficou super lindo.. quanto capricho..
    Hummmm o sabor deve ter ficado dos deuses né?
    Eita.. eita..

    Um super beijo minha linda... e uma noite mais que especial viu?

    ResponderExcluir
  23. Minha querida os meus parabéns (atrasados) pelo primeiro aniversário do blogue! Que seja o primeiro de muitos!!! Para mim é uma honra fazer parte das amizades que foram conquistadas neste tempo e sem dúvida que você é merecedora de todo o sucesso!!! Mil beijos e o bolo é perfeito para estes festejos!!! Minha querida um abraço do tamanho do mundo e obrigada por todo o seu carinho sempre constante!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Léia minha linda.. estava rodando seu blog aqui procurando uma receitinha de pão.. enfim amiga hoje eu vou fazer.. indo ali no mercado agora mesmo comprar os ingredientes..
    Hummmm
    Escolhi aquela trança de calabresa...
    Será porque né? kkkkkk

    Torce por mim amiga rsrrs

    Te conto o resultado mais tarde..

    Um super beijo e um domingo lindo.. lindo..

    ResponderExcluir
  25. Minha querida,

    Embora não tenha sido no próprio dia, não quero deixar de lhe desejar muitos parabéns pelo aniversário do seu delicioso espaço, onde sempre nos prenda com iguarias de perder a cabeça ! :)
    Sabe que adoro visitá-la, adoro ver o que faz e adoro aprender consigo, por isso mesmo não poderia deixar de a parabenizar e desejar-lhe muito sucesso no futuro ! :)

    O bolo está lindíssimo, perfeito para a ocasião, estou a ver que a minha querida Maninha está uma "Pro" em modelação de pasta ! :)))

    Beijinhos grandes querida, bom Domingo !

    Isabel

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde Léia. Que bom que hoje o seu blogue está de parabéns... espero que este aniversário seja o primeiro de muitos rsrsr
    O seu bolo está lindo... adorei :)
    Não tenho muito jeito com decorações por isso estou sempre a prender com as amigas blogueiras :)
    Tenha um lindo domingo :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Obrigada Milia, Luci, Cristina, Aline, Rosangela, Sadhia, Mena,Catarina, Sheila,Isabel e Romy.O carinho de vocês é muito importante neste momento.
    As amizades são o fermento que nos faz querer crescer sempre mais.Beijos no coração de todas vocês que se lembraram de mim nesta data tão especial.
    Obrigada de verdade.Que Deus abençoe à todas que fizeram parte desta data.

    ResponderExcluir
  28. peço mil desculpas em ter passado batido nesta data tão especial minha amiga,é que a Elaine estava migrando meu blog pra domínio próprio e fiquei sem acesso.
    Desejo muito mais sucesso à esse cantinho delicioso, muito mais amizades,alegrias e parcerias
    seu bolo ficou maravilhoso, adorei
    bjs e ótima semana
    Vivi

    ResponderExcluir
  29. Demorei para vir, eu sei, mas mereço perdão? você sabe, com tanta dor e passando mal, tava difícil.
    Parabéns pelo aniversário do blog, que seja somente o primeiro de muito sucesso e que possamos caminhar juntas sempre.
    Um beijo grande, boa semana!

    ResponderExcluir
  30. Minha querida,

    Andei deveras muito afastada deste teu magnifico cantinho. Enfim, andei afastada de todos os deliciosos cantinhos mas daqui é imperdoável. Eu perdi o aniversário e uma fatia deste magnifico bolinho. MUITOS PARABÉNS QUERIDA POR UM ANO DE MARAVILHAS A TRANSBORDAR DE CARINHO. E desculpa esta minha falha, é que a vida tem sido muito traiçoeira ultimamente (perdi dois ente queridos com a diferença de horas e como deves imaginar foi bem difícil). Mas o pior já passou e estou voltando aos poucos a visitar as amigas.
    Bjnhos e uma semana maravilhosa.

    ResponderExcluir
  31. Adorei a receita! Parabéns pelo blog!!Tenho uma dúvida: nessa massa não vai oleo ou manteiga? Posso passar glace real no bolo para grudar a pasta americana em vez de doce de leite?

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto