PÃO DE AVEIA, LINHAÇA E GERGELIM RECEITA FRUSTRADA

Eu gostaria muito de estar aqui apresentando um delicioso pão quentinho, fofinho e saboroso, mas infelismente não foi isso que aconteceu.Vocês sabem da minha dificuldade em seguir receitas à risca, mas minha vontade por esse pão era tão grande que eu juro que segui direitinho essa receita. 
Mas o resultado foi frustrante.O pão não deu liga, cresceu mas não teve sabor, e ficou parecendo um bolo que não deu certo.

Eu tirei a receita dessa revista, e infelismente como eu sempre tenho dúvidas sobre coisas publicadas, minha desconfiança agora se torna maior.
Coloco aqui a receita para quem quiser arriscar, quem sabe você tenha mais sorte.

Ingredientes:
30gs de fermento biologico
1/2 xícara (chá) de água morna
2.1/2 xícaras (chá) de leite fervido
4 colheres (sopa) rasas de manteiga extra
2 xícaras (chá) de aveia em flocos
3 colheres (sopa) de mel
4 xícaras (chá) de farinha integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo comum
3 colheres (sopa) de linhaça tostada
3 colheres (sopa) de gergelim tostado
sal à gosto

Preparo:
Em uma panela misture o leite, a manteiga e o mel, levando ao fogo para dissolver.Em uma tigela grande dissolva o fermento na água morna e acrescente a mistura feita anteriormente, as farinhas e o sal, a aveia e as sementes.Sove a massa até ficar macia e homogênea.Deixe crescer até dobrar de volume.Unte as mãos e modele os pães no formato que desejar.Coloque-os em uma assadeira untada.Por cima pincele um pouco de água e polvilhe com aveia, linhaça e gergelim.Deixe crescer novamente e leve para assar em forno alto 200graus por 35 a 40 minutos.
Dica: troque as sementes por girassol ou castanhas e mude a receita.

Esta é a imagem do pão pronto na revista.
Fui ao mercado comprar castanhas do pará para adicionar ao pão, não comprei por ter achado muito cara, ainda bem senão estaria mais frustrada ainda.


O texto foi reproduzido da mesma maneira que está na revista.

14 comentários:

  1. Que pena, Léia, é realmente frustrante quando isso acontece. Pelo que vc transcreveu da receita, o modo de fazer parece estar tão vago... a própria mistura aquecida da panela poderia estar quente demais e matou o fermento, pois a receita não especifica isso.
    Eu, particularmente, não gosto de fazer pão com aveia na massa, acho que ela faz a massa ficar muito pesada. Quando quero colocar aveia num pão, uso aquela que não é triturada e coloco no final, depois da massa sovada, como se fosse as nozes, aí isso não acontece.
    Espero que tenha dado pra aproveitar o pão, nem que seja para fazer farinha de rosca :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, eu também fiquei bem na dúvida quanto ao liquido aquecido, por isso não deixei ferver.Foi meu primeiro pão integral, espero que não seja o último.
      Não deu para comer.Sou a única que come esse tipo de alimento aqui em casa e a minha frustração foi tão grande que ele se tornou indesejável, rsrs.Também achei muito vaga a explicação da receita.A foto ocupou uma página inteira e a receita apenas uma parte de baixo de uma página, deveriam colocar mais explicado, afinal é uma edição de consumo público.A revista é de tamanho grande.Obrigada amiga pela força, mas eu sou persistente, não desisto fácil.Tudo que sei fazer foi assim que consegui, com muita persistencia.Beijos querida e que seu dia seja maravilhoso.

      Excluir
  2. Léia,
    você não é a única, eu também tenho problemas em fazer pães. Já tentei várias vezes, mas eles nunca ficam como eu esperava.
    Mas acho que o importante é não desistir. Pega oura receita, e recomeça! Mãos à obra!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kati minha querida, eu costumo fazer pães que dão super certo, mas nunca tinha feito integral.Foi meu primeiro.Mas eu chego lá, sou bem teimosa quando quero aprender uma coisa, insisto até conseguir.Me aguardem que logo eu trago um bem bonito, rsrs.Beijos amiga e um dia maravilhoso.

      Excluir
  3. POIS QUE COMIGO MUITO RARAMENTE SAI IGUAL Á REVISTA.
    MAS NÃO DESANIMES ISSO ACONTECE A MUITA GENTE.
    PELA FOTO ATÉ NÃO PARECE MUITO MAU.
    PODE SER QUE DA PRÓXIMA Dê CERTO.
    BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada São, mas eu não desisto fácil.Fiquei bem chateada, pois minha expectativa com essa receita era grande.Da próxima serei mais cautelosa, rsrs.Beijos querida e um dia lindo pra você.

      Excluir
  4. Ei Léia!! Minha professora do curso de pães disse que NUNCA podemos confiar em receitas de pães de revistinhas, mesmo achando que elas podem dar certo. A maior parte delas não é testada e não explica que alguns pães tem uma forma muito específica de serem feitos. É uma pena que o seu não deu certo, tb fico muito chateada quando isso acontece. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuela, quase não uso livros ou revistas para fazer receitas, prefiro pegar em blogs ou programas de culinária que são mais confiáveis.Resolvi arriscar, mas tá valendo a experiência.Me chateia o desperdício de alimentos, isso eu não gosto.Mas ficarei aguardando uma de suas receitas, depois desse curso você deve estar fazendo pães maravilhosos.Obrigada querida tenha um dia lindo cheio de bençãos.

      Excluir
  5. eso puede pasar, y es que las medidas nunca son exactas, hay que ir probando y repetir porque a veces no sale a la primera, intentalo!!!bsts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Reme, não desistirei.Tentarei novamente até aprender a medida certa.Beijos querida, sua presença me alegra.

      Excluir
  6. Eita amiga.. eu morro de medo de fazer pão.. fiz o da Aninha e deu certo rsrs
    Ri por demais quando você disse que não comprou a castanha porque estava cara... e deu graças a Deus por não ter comprado srrs

    Eu esse fim de semana fui fazer um pudim que vi no Blog da Andréa.. de coco queimado.. estava toda empolgada o meu nem deu certo, mas eu vou tentar de novo rsr
    Porque quando eu olho o dela eu fico babando rsr
    Um hora sai..

    Eu sei que você vai tentar de novo e vai me sair muito bem..

    Um beijo no coração e uma tarde linda..
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amiga que a coisa tava cara mesmo, R$ 85,00 0 kilo, ta brincando e ainda tava feia.Tenho um vidro de castanhas aqui em casa que estão muito mais bonitas e o sabor está amargo, iria pagar esse preço em uma coisa que parecia feia, rsrs.Mas não desistirei e espero que você também não desista do pudim e dos pães.O pudim com muita vontade ou a gente tira do forno antes da hora ou desenforma antes do tempo, é uma tortura, rsrs.Parece as minhas mousses que nunca consigo esperar para desenformar, lá estou eu com uma colher para encher um potinho, rsrs.Gula é triste menina.Beijos querida e que sua vida sempre seja repleta de alegrias.

      Excluir
  7. Minha querida, eu nem me posso pronunciar muito porque comigo os pães NUNCA dão certo !!!
    Então eu nem me canso de apregoar pela net que não tenho mão para pães... de facto, algo corre mal e nunca sei o que é e talvez você tenha razão, as receitas das revistas não são fiáveis, pelo menos as de pães...

    Amiga, viu o que eu disse dos meus primeiros cookies ? Também foi de uma revista e foram para o lixo !!!
    Já a 2ªvez que fiz do Blog da Paula, correu tudo muito bem...

    Deixe lá, vai correr bem à 2ª, até que o aspecto nem é mau, mas se a Léia diz que não prestavam... eu acredito !

    Beijinhos grandes

    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel, eu vi o que aconteceram com seus cookies, uma pena mesmo querida.Esse pão ficou duro dimais e ainda não deu liga, quando corta-o ele se desfaz.O gosto ficou ruim, não deu pra aproveita-lo para nada.Foi inteiro para o lixo.Mas eu farei como você, acharei uma outra receita e postarei aqui.Beijos querida que seu dia seja repleto de bençãos.

      Excluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto