BATATINHAS DE CASAMENTO

Porque batatinhas de casamento?Quem conheceu o interior antigamente e já foi à algum casamento, sabe do que estou falando.Nos casamentos do interior era obrigatório servir essas batatinhas.Não era bem assim que se faziam, mas eu não cozinhava naquela época, ainda era criança.Então fiz do meu jeito.

Ingredientes:
batatas bolinha lavadas e retiradas os olhinhos pretos
alho
cebola
óleo
sal
azeite
vinagre
pimenta
cheiro verde
condimentos
sache de tempero (opcional)

Preparo:
Lave bem as batatas com a casca.Se você tiver dois tamanhos de batata como no meu caso, corte as maiores ao meio.Coloque para cozinhar em água com sal e folhas de louro.Cozinhe até que fique macia, mas sem que se desmanche.Escorra em escorredor e reserve.Pique ou passe no processador o alho e a cebola.Eu processei.
Na mesma panela em que cozinhou as batatas, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola juntos.Enquanto doura adicione os temperos e condimentos secos.Refogue até que murche bem e saia o sabor de cru.Junte as batatas e mexa até que todas as batatas estejam envolvidas com esse refogado.Passe para uma tigela que tenha tampa.Em uma tigelinha à parte misture o vinagre com o azeite e regue suavemente as batatas com essa mistura.Adicione o cheiro verde e misture bem.Leve à geladeira depois de frio.De vez em quando dê uma misturada na batata para que todas peguem sabor por igual.A quantidade de vinagre e azeite fica à seu gosto, mais azedo ou menos.
Eu utilizei: orégano, alecrim, salsa desidratada, pimenta calabresa, mostarda em grão.
Utilize os temperos que você preferir e tiver em casa.

Quanto mais tempo essa batata curtir no tempero, mais saborosa ela ficará.Se tiver ficado sem sal, adicione um pouco mais e misture.

6 comentários:

  1. Nossa Léia!! Batata já é gostosa.. e com esses apetrechos todos é bom demais da conta..
    Eu adorei...
    Beijos e uma noite mais que linda.
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila, aqui em casa nunca consegui deixar curtir vários dias.Não importa a quantidade que faço, acaba logo.Beijos querida.

      Excluir
  2. Lembro-me dessas batatinhas em meus aniversarios quando criança ...


    abraço

    Daniel Deywes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, dá saudades não é mesmo.Antigamente não usavam potinhos como hoje em dia.A gente saia com o palito atrás de quem estava servindo, querendo sempre mais batatas.Rs.Obrigada por aceitar meu convite.Volte sempre que quiser.Tudo de bom.

      Excluir
  3. Oi Léia , essas batatinhas são iguais a pipoca, a gente come 1, depois outra , depois +1 , e outra e vai que vai, são deliciosas e esse teu tempero parece especial.
    Pode fazer a receitinha do jiló vc vai gostar.

    Bjsssssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinha, essas batatinhas são assim mesmo.Nunca consegui deixar curtir bastante aqui em casa, sempre acaba antes.Vou ver como fica o jiló depois te conto.Beijos.

      Excluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto