PÃO CASEIRO



Oi meus amores. Hoje trago esse delicioso pão caseiro. Bem fácil de preparar, só precisa de paciência para deixá-lo crescer.

Para preparar essa delícia você vai precisar de:
15 gramas de fermento fresco para pão ou 1 colher (sopa) de fermento seco para pão
250ml de leite morno
1 colher (sopa) de margarina
1 ovo
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de leite em pó
500 gramas de farinha de trigo

1 gema para pincelar

Modo de preparar:
Em uma tigela coloque o ovo, o leite, o fermento, o açúcar e a margarina e misture bem. Acrescente o sal e o leite em pó e misture mais um pouco até dissolver todos os ingredientes. Acrescente um pouco de farinha de trigo e mexa muito bem com uma colher até formar uma massa lisa. Coloque a farinha na mesa e coloque a mistura da tigela no centro da farinha e vá amassando e juntando a farinha. Sove muito bem a massa até ficar lisa e macia. Forme uma bola e deixe crescer dentro da tigela coberta com um pano. Se o clima estiver frio coloque a tigela dentro do forno e junto com ela uma vasilha com água fervente. Isso formará vapor dentro do forno e vai acelerar o crescimento.
Depois que a massa tiver dobrado de volume, polvilhe farinha na mesa e abra a massa com um rolo formando um retângulo. Enrole a massa formando um rolo do tamanho da sua forma de pão. Assadeira apenas untada com margarina. Cubra e deixe crescer mais um pouco. Pincele com a gema de ovo e leve ao forno. Não precisa preaquecer o forno. O tempo de forno varia de um forno para outro, então quando seu pão estiver coradinho está pronto. Não coloque a forma na parte mais baixa do forno, de preferência no centro do forno.
Espere esfriar e desenforme.
Cortei o meu com faca elétrica.

Na maquina de fazer pão:
Coloque na cuba da máquina os ingredientes na seguinte ordem:
Leite, fermento, açúcar, margarina, leite em pó, sal e farinha. Ligue a máquina na função amassar e deixe a máquina trabalhar até a massa crescer. Costumo assar no forno, só amasso na máquina, mas se preferir faça na máquina o ciclo completo.


0 comentários:

Postar um comentário

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto