BERINJELA SABOROSA

Esta é uma daquelas receitas coringas de se ter na geladeira.Ela dura um tempo longo e você pode utilizar de diversar maneiras.Como tiragosto com fatias de pão, acompanhamento de carnes, preparos de sanduíches, etc.


Ingredientes:
2 berinjelas
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 cebola
1 abobrinha
1/2 xícara (chà) de azeitonas picadas
1/2 xícara (chá) de vinagre
1 xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de alho picadinho
2 colheres (sopa) bem cheias de sal
1 colher (sobremesa) de sal
orégano à gosto

Preparo:
Corte as berinjelas em tiras bem finas, coloque-a em uma peneira e polvilhe as 2 colheres de sal por cima.Deixe descansar por meia hora.Se você não tiver esse tempo, coloque em uma tigela com o sal e cubra com água enquanto você corta o restante dos legumes.
Corte a cebola, a abobrinha e os pimentões em tiras também finas.Lave a berinjela e escorra muito bem em uma peneira, esprema para retirar completamente a água.Coloque a berinjela, a cebola, abobrinha e os pimentões em uma assadeira e leve ao forno mexendo de vez em quando até que esteja no ponto de cozimente de sua preferência.Eu prefiro um pouco firmes.No meu forno levou uns 25 minutos, na grade debaixo do forno.Mexa para não correr o risco de queimar as debaixo e ficarem cruas as de cima.
Em uma tigela à parte misture o sal, o azeite, o vinagre, o alho, as azeitonas, o orégano fazendo um molho.Quando os legumes estiverem cozidos, coloque em uma vasilha que possa ser bem tampada e despeje o molho por cima.Espere esfriar e leve à geladeira.Quanto mais tempo ficar na geladeira mais saborosa ficará.Dura vários dias.Só é necessário ir cobrindo com azeite conforme for secando o molho.Misture de vez em quando para que fique saborosa por igual.

Obs:Você pode utilizar outros tipos de pimentões, acrescentar pimenta, alcaparras, passas sem sementes, ou se não gostar de algum ingrediente, como a abobrinha, pode fazer sem ela.

 

2 comentários:

  1. Oi Léia!!Amo berinjela!!Aqui a mais famosa é aquela na panela igual pizza!!Obrigada pelo comentário no e-mail, estou te seguindo, segue lá também, vamos trocar muitas receitas, adorei as suas!!Beijo
    Debora
    www.cozinhadamariquinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obriagada Débora vou te seguir também.Beijos.

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto