Andei procurando o final de semana todo uma receita de um enroladinho que vi em um blog de uma das amigas.Mas acreditem, sempre salvo no pen drive as receitas, mas revirei o bendito e não achei.Então vi esse enroladinho do chef Alvaro Rodrigues no blog da Akemi do pecado da gula.Sou fã das receitas dela, então apostei que daria certo.E deu, mas vocês ja devem estar cansados de ouvir que eu não sigo receitas à risca, então colocarei como eu fiz e o link da Akemi, para que vocês usem o preparo que melhor se derem bem.
O link da Akemi é esse pecado da gula
Lá estão os dois modos de preparo o dela e o do chef Alvaro.
Ingredientes:
500gs de farinha de trigo
2 tabletes de fermento fresco (biológico) ou 2 colheres (sopa) de fermento seco para pão
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
1 ovo grande em temperatura ambiente
30gs de margarina em temperatura ambiente, não precisa estar mole
240ml de leite morno
1 gema batida para pincelar
12 salsichas aferventadas
orégano, parmesão ou gergelim para polvilhar
Preparo:
Dissolva o fermento com o açúcar até que fique liquido.Adicione o leite e o sal e misture mais um pouco.Adicione o ovo e a margarina e misture.Junte um pouco da farinha e misture com um fuet até que dissolva todos os ingredientes e fique parecendo uma massa de bolo.Junte mais um pouco da farinha e mexa novamente.Coloque o restante da farinha sobre a bancada que for amassar a massa e despeje o conteúdo da tigela sobre a farinha.Vá amassando e incorporando a farinha com as mãos.Como eu mexi muito bem com o fuet, não fiquei sovando muito nesse momento.Apenas sovei até incorporar a quantidade de farinha necessária e a massa ficar lisinha.
Separe porções da massa e abra com o rolo, fazendo um quadrado cumprido.Corte tiras de tamanhos identicos no sentido do cumprimento.Pegue uma tira e vá enrolando na salsicha.Comece por uma ponta e vá para o centro deixando quase sobreposta uma com a outra.Se a tira for pequena, não tem problema, pegue outra tira e emende apertando uma sobre a outra.Faça esse processo com todas as salsichas.Coloque sobre papel manteiga ou em assadeira antiaderente.Pincele com gema batida, polvilhe orégano e leve ao forno preaquecido em temperatura 180graus por cerca de 25 a 30 minutos.Dependerá da espessura que você fizer a massa.
Eu cortei as salsichas ao meio e fiz mini.
Obs: Se utilizar fermento seco dissolva-o no leite.
Quando terminei de enrolar as salsichas sobrou muita massa, fiquei me perguntando o que tinha feito de errado, foi quando verifiquei que em meu pacote só vieram 10 salsichas.Também fiz a massa em espessura fina, aqui gostam com mais recheio e menos massa.Então fiquei me perguntando o que fazer com aquela massa que sobrou.
Adicionei à massa orégano, pimenta calabresa e quase 50gs de parmesão ralado, deixei um pouco para polvilhar por cima.Enrolei um único pão e pincelei com gema de ovo.Polvilhei o restante do queijo por cima e uns pedacinhos de alho picadinho.Levei ao forno e foi nisso que deu.
Para saber se já estava assado, verifiquei que ja estava bem dourado, então cortei-o ao meio e vi que já estava cozido por dentro.Para a minha alegria.
Espero que gostem, eu adorei.
Oi, Léia! Vim correndo conferir seus enroladinhos! Ficaram ótimos e super apetitosos!!! Tbm tenho este sério problema de não encontrar as coisas que favoritei! rsss Mas ainda bem que encontrou uma receita alternativa e gostou dela! Obrigada pelas palavras e pelos créditos!
ResponderExcluirBjss e uma ótima semana!
Oi Akemi é uma alegria vê-la por aqui.Adorei.Beijos e uma semana maravilhosa pra você.
ExcluirOlá Léia!! Costumo fazer com massa folhada também. Os seus ficaram óptimos!!
ResponderExcluirbeijos
Oi Catarina, quando faço com massa folhada compro pronta.Queria fazer uma massa caseira.Fiquei satisfeita com o resultado.Obrigada querida.Uma semana maravilhosa pra você.
ExcluirESSES ENROLDINHOS FICARAM LINDOS , DÃO UM LANCHE PERFEITO.
ResponderExcluirBOA SEMANA
BJS
Oi São, ja estava sentindo sua falta por aqui.Adorei vê-la novamente.Seja bem vinda.Tenha uma semana abençoada.Beijos.
ExcluirSou fã de enroladinho de salsichas, da Akemi e do chef Álvaro Rodrigues, logo a receita é do tipo que eu gosto, rsrs. Os enroladinhos ficaram super tentadores! rsrs.
ResponderExcluirBeijo!
Oi Marly, só achei que renderam pouco.Já acabaram.Rsrs.
ExcluirA receita é muito boa sim.Até o pão que fiz com a sobra da massa já acabou.Beijos e tenha uma semana abençoada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Léia,
ResponderExcluirOs enroladinhos estão muito apetitosos!... Confesso que nunca me aventurei pelos enroladinhos mas os seus deixaram-me com vontade de "meter as mãos na massa". Obrigada e continue a atiçar os nossos sentidos com as sua apetitosas receitas.
Bjs,
Uma semana inspiradora...
(http://saborescomtempo.blogspot.pt)
Oi manuela, eu ja tinha testado uma outra receita de enroladinho e me decepcionei.Tinha até desistido de tentar novamente.Mas essa eu garanto que é muito boa, ainda bem que resolvi mudar de idéia.Beijos e uma semana abençoada pra você.
ExcluirFicaram lindos, e super apetitosos, Léia! E aí? deu briga quando a turma chegou? rsrsrs
ResponderExcluirOi Renata, não deu briga porque meu marido e eu deixamos para os filhos e fomos para o pão.Mas já tive que prometer que farei novamente na semana que vem.Rsrs.
ExcluirBeijos e tudo de bom.
Oi Léia,
ResponderExcluirestes enroladinhos de salsicha me lembram os lanches da época da escola.
Muito bons!
Beijos
Oi Kati, lembram mesmo.Na cantina da minha escola tinha uma fila imensa porque eram maravilhosos os lanches de lá, e acompanhados daqueles refri em garrafinhas.Rsrs.
ExcluirBeijos e tudo de bom.
Eu faço muitas vezes mas com massa folhada. Ficaram lindos e tão apetitosos!
ResponderExcluirBeijinhos,
Lia.
Oi Lia, massa folhada é tudo de bom, mas evito um pouco por causa da gordura.Não tenho mais a vesicula, então tento diminuir.Mas para quem pode é maravilhoso.Beijos e tudo de bom querida.
ExcluirEu queria muito ter levado esses enroladinhos para o aniversário da minha neta, mas não consegui arrumar tempo, fiquei tão cansada que não deu, mas vou fazer prá provar mesmo!!!bjs
ResponderExcluirMaura
Oi Maura, mesmo sem os enroladinhos a festa da sua neta ficou maravilhosa.Mas vale à pena fazer para o lanche.
ExcluirNa próxima semana serei eu na correria do aniversário de 12 anos da minha filha.Quem faz tudo para a festa sabe o trabalho e a correria que é.Fiquei feliz em te ver por aqui.Beijos e tudo de bom querida.
Olá Leía, os teus enroladinhos estão de dar água na boca,
ResponderExcluirtambém gosto muito de os fazer(mais do inverno), para os meus filhos levarem para a merenda.
Um grande beijinho amiga.
Oi Duxa, em casa nunca sobra para deixar para a merenda.
ExcluirMas é sempre bom fazê-los para o lanche.Adorei te ver por aqui.Beijos e tudo de bom.
Hummmm, ficaram lindinhos e muito saborosos!! Queria um pedacinho agorinha :)
ResponderExcluirAbraços, Fabiana.
Oi Fabiana, se pudesse te mandaria um.Rsrs.Beijos e tudo de bom.
ExcluirOlá minha linda! Finalmente arranjo um tempinho para passar por cá e só logo recebida por este enroladinho. Gostei muito da sugestão. Costumo fazer mas com massa folhada por ser mais rápido,mas pisquei o olho à receita.
ResponderExcluirBeijinhos.
Patrícia
Oi Patricia, vale à pena tentar fazer essa massa.Achei muito fácil, tanto de amassar, quanto de manusear para enrolar as salsichas.Quando fizer me conta como ficou.
ExcluirBeijos e tudo de bom.Adorei ter você por aqui.
Léia minha querida amiga, adoro esse enroladinhos de salsicha, ficam tão saborosos, e vindos do blog da talentosa Akemi e com suas adpatações sempre tão acertadas, só podem ter ficado uma delicia. Gostei muito desse último pãozinho, que idéia genial, com o alho hummmm deu água na boca. A briga vai ser boa na sua casa hoje miga hehe. Beijinhos
ResponderExcluirOi Josy, você sabe que o pão ficou tão bom, que me deu vontade de fazê-lo com mais condimentos.Já combinei com o maridão, que da próxima farei mais massa para fazer esse pão novamente.Obrigada querida, beijos e tudo de bom.Adorei seu quindão.
ExcluirQuerida Léia,
ResponderExcluirEsses enroladinhos de salsicha fariam as minhas delicias e também as da minha filhota, ela adora !!!
A massa pareceu-me muito boa e nada complicada !
A verdade é que ficaram perfeitos e com uma linda tonalidade !
Beijinhos
Oi Isabel, imagino que simplifiquei o preparo.Na receita original pedia para sovar bastante a massa, eu não precisei por causa do uso do fuet.Achei muito fácil de preparar.Vale à pena fazer pra filhota.Depois me conta como ficou.Beijos e tudo de bom.
ExcluirOi Léia, cheguei na hora certa p/ aproveitar essa delícia, sobrou algum?
ResponderExcluirAmiga, postei a geléia de goiaba, como te avisei na tua receita do lombo, acontece de vdd e é sempre bom executarmos o PLANO B e se tb n/ der certo, quem sabe acertamos com o PLANO C kkkkkkkk
Bjssssssssssssssssss
Oi Dinha, rendeu tão pouco que ainda faltou.Mas aquele pão que preparei com a sobra da massa também ficou divino.Quanto aos planos a gente tem que tentar até conseguir aproveitar os alimentos.Jogar fora jamais.Rsrs.
ExcluirBeijos querida e tudo de bom.
Hummm seu enroladinho de salsinha deu água na boa !!!!
ResponderExcluirOi Crika, seja bem vinda.Adorei ve-la por aqui.Beijos e tudo de bom.
ExcluirBom dia amiga!!
ResponderExcluirFicaram lindos...
Eita que depois me conta como ficou a divisão...
Alguém vai se dar bem por aí rsrsrs
Eita que essas delicinhas com um molhinho de pimenta fica ainda mais tentador em? rs
Beijinhos
Sheila
Oi Sheila, o marido e eu comemos menos e partimos para o pão que fiz com a sobra da massa.Mas o filhinho de 1,80 de altura depois de acabar com os enroladinhos veio nos ajudar a terminar com o pão.Rsrs.Semana que vem faço novamente.Teremos mais receitas, será aniversário da pequena então teremos bastante coisinhas.Beijos e tudo de melhor pra você.
ExcluirÓtima receita!!
ResponderExcluirEu particularmente prefiro os enroladinhos com um pouco mais de massa, mas aí é questão de gosto =)
Olá João Paulo, seja muito bem vindo.Nessa receita você pode fazer a massa mais grossa e cobrir mais as salsichas.Deixe crescer e ficará no ponto que você deseja.Faço de acordo com o paladar aqui de casa, mas você pode fazer de acordo com o seu paladar.Uma linda semana pra você.
ExcluirDar.pra congelar
ResponderExcluirDá sim.Você assa por menos tempo e deixa esfriar completamente.Coloca em assadeira aberta e cobre com plástico.Leve ao freezer até ficarem durinhos.Retire e acondicione em saquinhos.Podem ficar congelados por 2 meses.Depois é só deixar em temperatura ambiente para descongelar e aquecer no forno por alguns minutos.
Excluir