AMBROSIA DE MARACUJÁ COM LEITE DE COCO

Oi meus amores.
Ambrosia é um doce bem antigo, feito pelas nossas avós, geralmente era utilizado para dar utilidade ao leite e não descartá-lo.
É uma mistura de ovos e leite, onde foi abrasileirado com o acréscimo do maracujá.
Aqui posto o resultado da minha pesquisa na internet rsrsrs, achei bem interessante.
A ambrosia, ambrôsia ou ambrósia (em grego: ἀμβροσία), também chamado de Manjar dos Deuses do Olimpo, era um doce com divinal sabor, teria poder de cura, e se um mortal comum o comesse morreria. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal. Conforme a mitologia grega, esse manjar era tão poderoso ao ponto de ressuscitar qualquer um, bastava apenas que alguém pusesse em sua boca. Porém há variáveis. Segundo alguns mitos, se semideuses consumissem em excesso explodiriam em chamas. Segundo a Mitologia grega era o alimento dos deuses olímpicos enquanto o néctar seria sua bebida, ambos tem fragrância e poderiam ser usados como perfume.
É também o nome de um doce originário da Península Ibérica, popular também no interior do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos.

Para o preparo dessa receita você vai precisar de:
1 litro de leite (usei do tipo A)
200ml de leite de coco 
2.1/2 (duas e meia) xícaras (chá) de açúcar (xícara medida de 240ml)
meia xícara (chá) de suco concentrado de maracujá (usei feito na hora com a fruta fresca sem adicionar água, mas você pode usar o concentrado de garrafinha)
5 cravos da índia
6 ovos

Modo de preparo:
Coloque no liquidificador o leite, o açúcar e os ovos.Bata rapidamente.Junte o leite de coco e o suco de maracujá e misture.Passe para uma panela funda e grande e leve ao fogo alto mexendo até levantar fervura.Quando ferver misture novamente, acrescente os cravos e diminua a temperatura.Mexa de vez em quando para que seu doce não queime no fundo da panela.Deixe ferver em fogo brando até que a água seque e vire uma calda ficando rente ao doce. 
Espere esfriar e coloque em pote bem tampado.
Leve à geladeira e deixe ficar bem geladinho antes de servi-lo.  
Na foto não aparece mas ela ficou bem amarelinha.

Observação:
Se você não tiver acesso ao leite do tipo A utilize o de maior teor de gordura que tiver ao seu alcance.Quanto maior o teor de gordura maior o rendimento do doce.
Quanto mais magro o leite menos doce renderá, e mais tempo de fogo levará para chegar ao ponto. 
Se não quiser colocar o leite de coco pode trocar por 200ml a mais de leite, ou retirar o leite de coco e diminuir o açúcar, retirando meia xícara.

Uma excelente sexta feira à todos! 

Um comentário:

  1. Nunca comi nada parecido, mas imagino que maracujá e coco juntos deve ser uma delicia

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto